] Carlos Geilson
Logo
 
Bahia, terça-feira, 19 de junho de 2018
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 
 
Enviado: 13.6.2018 | 14h02
 
Bahia

Técnica é demitida após dizer que chefe estava drogada ao reclamar de escala de trabalho

 

Técnica é demitida após dizer que chefe estava drogada ao reclamar de escala de trabalho

Uma técnica de enfermagem da Associação Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador, foi demitida por justa causa, após reclamar da escala de trabalho e dizer que a pessoa que fez estava "drogada" e "maconhada". O caso foi divulgado pelo Tribunal Regional do Trabalho da Bahia nesta quarta-feira (13). Mesmo demitida, a mulher, que não teve identidade revelada, deve receber indenização de R$ 2 mil. Durante o processo, ficou comprovado que houve excesso de poder da chefia do hospital, que exercia pressão psicológica e ameaçava colocar as funcionárias em turnos e horários cujo serviço fosse mais exaustivo, segundo o TRT. O TRT explicou ainda que a justa causa se deu porque a trabalhadora teria ofendido sua superior, o que viola uma resolução contratual. A enfermeira chefe, responsável por fazer a escala, denunciou o caso ao Conselho Regional de Enfermagem da Bahia. A técnica de enfermagem admitiu ter dito que a chefe estava drogada e maconhada, porque estava indignada com a escala, que seria abusiva. Conforme o TRT, os desembargadores entenderam que houve excesso por parte da técnica de enfermagem, pois ela adotou conduta inaceitável no ambiente profissional ao demonstrar sua indignação. No entanto, ela foi indenizada por danos morais porque também houve prov...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 13.6.2018 | 13h29
 
Política

‘É tudo que queremos’, diz Alckmin sobre aliança com DEM

 

‘É tudo que queremos’, diz Alckmin sobre aliança com DEM

O ex-governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência pelo PSDB, Geraldo Alckmin, reiterou nesta quarta-feira, 13, a intenção de ter o DEM em seu arco de alianças para a eleição deste ano. “É tudo que queremos”, disse quando questionado sobre o andamento das negociações com o partido do também presidenciável Rodrigo Maia. “Enquanto tiver candidato, nós respeitamos. Mas se pudermos estar junto lá na frente, é tudo que queremos”, declarou o presidenciável após participar de um congresso de prefeitos organizado pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Além dele, aceitaram o convite para participar do evento Ciro Gomes (PDT), Henrique Meirelles (MDB), João Amoedo (Novo), Aldo Rebelo (SD) e João Vicente Goulart (PPL). O tucano, que enfrenta um clima de descrença sobre sua viabilidade eleitoral entre aliados e membros do próprio partido, minimizou atritos com lideranças do PSDB. “Está muito bem (a situação com o PSDB). Aliás o Fernando Henrique Cardoso está nos ajudando muito até nessas articulações com os outros partidos”, disse, acrescentando que quatro legendas já estão com acordos encaminhados. Alckmin frisou, no entant...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 13.6.2018 | 13h03
 
Futebol

Buscando passar a Copa fora do Z-4, Bahia enfrenta o Corinthians na Arena Fonte Nova

 

Buscando passar a Copa fora do Z-4, Bahia enfrenta o Corinthians na Arena Fonte Nova

Para passar os próximos 36 dias fora da Zona de Rebaixamento, o Bahia vai precisar vencer o Corinthians, nesta quarta (13), às 21h45, na Fonte Nova. Um triunfo na 12ª rodada do Brasileirão é a última oportunidade que o tricolor tem de sair da zona de rebaixamento antes da parada para a Copa do Mundo, que inicia na quinta (14). Sem novos desfalques e sem novidades vindas do departamento médico, a tendência é que Prates mantenha o time que iniciou o duelo contra o Botafogo. Após a partida de domingo, o meia Régis, disse que para o jogo diante do atual campeão, a necessidade é pelos três pontos. "Fundamental. A gente tem esse jogo em casa junto com nossa torcida. Tenho certeza que eles vão nos apoiar, apesar da dificuldade. Precisamos fazer o resultado. Vamos com toda a força para respirar tranquilo na nossa parada", declarou. (Galáticos Online)

FICHA TÉCNICA

Bahia x Corinthians

Campeonato Brasileiro - 12ª rodada

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador

Data: 13/06/2018 (domingo)

Horário: 21h45

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 13.6.2018 | 12h29
 
Fama e Famosos

Solange Almeida faz maratona junina e se apresenta em mais de 30 cidades

 

Solange Almeida faz maratona junina e se apresenta em mais de 30 cidades

A cantora Solange Almeida já se prepara para a maratona junina deste ano. Com 30 shows confirmados pelo Norte e Nordeste, ‘Sol’ divulgou sua agenda com os roteiros onde seu novo repertório será apresentado. Na Bahia, mais de 10 apresentações acontecem entre festas públicas e privadas. A artista que está com a música “Cozido da Patroa” na novela global “Segundo Sol”, promete apresentar uma super playlist onde os sucessos da carreira serão mesclados com os lançamentos mais novos. Sol promete levar ao público novidades musicais e no seu figurino, tornando cada apresentação única e surpreendente. O disco, “Tá Pronta Pra Rebolar” e o novo projeto “Entre Nós, Minha História” podem ser conferidos em todas as plataformas digitais da artista.

Confira as cidades baianas que Solange Almeida se apresenta no período junino:

16/06- BRUMADO
17/06- LUÍS EDUARDO MAGALHÃES
21/06- SERRINHA
22/06- EUCLIDES DA CUNHA
22/06- CALDAS DO JORRO
23/06- CAMAÇARI
23/06- CORAÇÃO DE MARIA
23/06- SENHOR DO BONFIM (FORRÓ DO SFREGA)
24/06- IBICUÍ (BREGA LIGHT)
24/06- JEQUIÉ
28/06- TEIXEIRA DE FREITAS
29/06- OLIVEIRA DOS BREJINHOS...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 13.6.2018 | 12h00
 
Saúde

O que os pés dizem sobre a sua saúde

 

O que os pés dizem sobre a sua saúde

Sempre que algo de errado está acontecendo no nosso organismo, o corpo dá um jeito de nos enviar alertas. Um exemplo clássico disso é a febre. Apesar de não nos lembrarmos deles com frequência, os pés não são exceção à regra.Descubra alguns sinais que os pés dão para que você saiba que alguma coisa não está funcionando muito bem aí dentro:

Cãibras

O desconforto passageiro, geralmente ligado ao excesso de esforço muscular, também pode ser fruto de má alimentação e doenças sistêmicas.

Inchaço

O acúmulo de líquido sinaliza de traumas locais a problemas no sistema circulatório, como hipertensão e insuficiência cardíaca.

Rachaduras

Algumas condições de saúde, como diabetes, psoríase e alergias, deixam os pés mais secos e reféns de rachaduras, situação que causa desconfortos.

Unhas com cor estranha
As amarelas sinalizam micose. Roxas e vermelhas indicam doenças inflamatórias ou autoimunes. As verdes apontam para infecções.

Dedos sobrepostos
Estão relacionados ao uso prolongado de calçados ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 13.6.2018 | 11h35
 
Brasil

STF retoma julgamento sobre validade da condução coercitiva

 

STF retoma julgamento sobre validade da condução coercitiva

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar nesta quarta-feira (13), a partir das 14h, o julgamento sobre a validade da decretação de condução coercitiva para levar investigados a interrogatório policial ou judicial em todo o país. O julgamento começou na semana passada, mas somente o relator do caso, ministro Gilmar Mendes, votou pela inconstitucionalidade da medida. Na sessão desta quarta, mais dez ministros devem votar. As conduções estão suspensas desde dezembro do ano passado por uma liminar do relator. Agora, os ministros julgam a questão definitivamente. Mendes atendeu ao pedido de suspensão das conduções, feito em duas ações protocoladas pelo PT e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O PT e a OAB alegaram que a condução coercitiva de investigados, prevista no Código de Processo Penal, não é compatível com a liberdade de ir e vir garantida pela Constituição. Com a decisão, juízes de todo o país estão impedidos temporariamente de autorizar conduções coercitivas. As ações foram protocoladas meses depois de o juiz federal Sérgio Moro ter autorizado a condução do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para prestar depoimento na Polícia Federal, durante as investigaç...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 13.6.2018 | 11h01
 
Esporte

Com Nenê inspirado e lambança do árbitro, Vitória perde para o São Paulo

 

Com Nenê inspirado e lambança do árbitro, Vitória perde para o São Paulo

O Vitória não fez uma boa partida e voltou a mostrar suas deficiências na noite dessa terça-feira (12). Mas o Rubro-negro não contava, também, com uma lambança do árbitro Igor Benevenuto, que acabou influenciando diretamente para a derrota por 3 a 0 para o São Paulo, no Morumbi. Inspirado e com dois gols, um deles um golaço, Nenê foi o nome do jogo. Everton também deixou o seu.  Mas o principal lance aconteceu aos 34 minutos do primeiro tempo. Em uma disputa de bola, o próprio Nenê e Yago trocaram puxões. Sem a visão ideal do lance, o árbitro enxergou um tapa do atleta do time baiano no rosto do adversário e acabou expulsando-o, injustamente, com o cartão vermelho direto. Com a derrota, o Leão ficou com seus 12 pontos na parada para a Copa do Mundo. Por enquanto na 15ª colocação, os comandados de Vagner Mancini podem voltar à zona de rebaixamento nesta quarta-feira (13), no complemento da rodada. (Galáticos Online)

 
Separador
 
Enviado: 13.6.2018 | 10h44
 
Valença

Idoso é preso suspeito de estuprar e matar a mãe na véspera do aniversário da vítima

 

Idoso é preso suspeito de estuprar e matar a mãe na véspera do aniversário da vítima

Um homem foi preso em flagrante nessa terça-feira (12) suspeito de estuprar e assassinar a mãe no município de Valença. A informação é da Polícia Civil ao G1. Segundo as investigações, o pedreiro Reginaldo da Boa Morte Santos, de 60 anos, morava com a vítima e o crime teria ocorrido no imóvel. A polícia detalhou que, após o estupro, o idoso assassinou por asfixia a mãe, que iria fazer 76 anos nesta quarta-feira (13). De acordo com o delegado José Raimundo Néri Pinto, coordenador da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil (Coorpin Valença), o autor alegou que cometeu o crime por estar alcoolizado. Ainda conforme a polícia, Reginaldo Santos tentou ocultar o assassinato da mãe ao limpar o local do crime e tentar enterrar o corpo da vítima. As investigações apontam ainda que a mulher entrou em luta corporal com o filho para tentar se defender. Reginaldo Santos foi autuado por estupro seguido de morte e segue preso em Valença à disposição da Justiça.

 
Separador
 
Enviado: 13.6.2018 | 10h00
 
Bahia e Brasil

Manchetes do Dia

 

Manchetes do Dia

A Tarde: Assembleia cria nove cargos de desembargador; Correio*: Polícia mata cinco no Nordeste de Amaralina; Tribuna da Bahia: Falha geológica de quase 50 metros intriga Baía de Todos-os-Santos; Folha de S. Paulo: Moro impede TCU e outros órgãos de usar provas da Lava Jato.

 
Separador
 
Enviado: 12.6.2018 | 18h00
 
Assembleia Legislativa

Geilson questiona motivação de empresários que mantêm o preço do diesel elevado

 

Geilson questiona motivação de empresários que mantêm o preço do diesel elevado

"O que querem os donos de postos combustíveis, ao desafiar o governo e despertar a ira dos caminhoneiros? Querem ver o circo pegar fogo? Ou é simplesmente usura, ganância?", questionou o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB), em pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia, nesta terça-feira (12/6). O parlamentar feirense lembrou que já faz duas semanas que a greve dos caminhoneiros chegou ao fim, mas que muitos empresários do setor ainda resistem a aplicar o desconto de 46 centavos no preço do litro do diesel, estabelecido como parte do acordo entre o governo e os caminhoneiros para o fim da paralisação. De acordo com o deputado, ontem, fiscais do Procon da Bahia estiveram em 21 postos de combustíveis de Salvador e notificaram 14 deles por não estarem vendendo o combustível com o preço reduzido – em Salvador, o valor nas bombas deveria ser de R$ 3,17 o litro, após o desconto de 46 centavos. "Apenas um, em cada três postos de combustíveis inspecionados pelo Procon, estava aplicando a redução de preço determinada pelo governo", salientou. Geilson ressaltou que a operação de fiscalização do Procon continua nesta terça-feira e se prolongará até o fim da semana, alcançando inclusive cidades do interior, como Juazei...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 12.6.2018 | 17h36
 
Combate ao Trabalho Infantil

Campanha marca o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

 

Campanha marca o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Hoje (12), no Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) lança a campanha Não proteger a infância é condenar o futuro, uma parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). O foco são as modalidades chamadas de "piores formas" de trabalho, como tarefas relacionadas à agricultura, atividades domésticas, tráfico de drogas, exploração sexual e trabalho informal urbano. Em razão dos riscos e prejuízos, o emprego de meninos e meninas nessas tarefas é proibido até os 18 anos. Nas demais situações, o trabalho é permitido a partir dos 16 anos, sendo possível também a partir dos 14 anos caso ocorra na função de aprendiz. De acordo com a assessora do fórum, Tânia Dornellas, mais de 2 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos trabalham no Brasil. “Qual o futuro que essas crianças vão ter? Uma criança que trabalha não tem a mesma concentração e energia que precisa para estudar. Só o fato de o Estado não garantir educação pública de qualidade para todos já é uma agressã...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 12.6.2018 | 17h02
 
Bahia

Suspeito de chefiar tráfico na região de Jaguaribe morre em confronto com a polícia

 

Um homem suspeito de chefiar o tráfico de drogas na região de Jaguaribe, em Salvador, morreu em confronto com policiais militares, na manhã desta terça-feira (12), conforme informações da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Gabriel Max Morais de Souza, mais conhecido como Beleleu, chefiava o tráfico também em Nova Brasília e, segundo a SSP, é responsável por, pelo menos, 12 homicídios de rivais e usuários de drogas. Todos os crimes ocorreram em 2017. Segundo a Secretaria da Segurança, o confronto ocorreu após guarnições do Pelotão Especial Tático Ostensivo (Peto) da 50ª CIPM receberem uma informação de homens ostentando armas e drogas, na região de Nova Brasília. Quando chegaram no local indicado, seis homens atiraram contra os policiais, informou a SSP. No confronto, Beleleu terminou atingido. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Roberto Santos, mas não resistiu. Com Beleleu, os PMs encontraram um revólver calibre 38, munições, 22 trouxas de maconha, 19 pinos de cocaína e R$ 20. Em nota, o major Sérgio Malvar, comandante da 50ª CIPM, informou que o suspeito morto tinha envolvimento com tráfico de drogas, homicídios, ocultação de cadáver e roubos de veículos. ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 12.6.2018 | 16h35
 
Política

Ministro da Cultura deve pedir demissão

 

Ministro da Cultura deve pedir demissão

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, deverá colocar hoje (12) seu cargo à disposição. Sá Leitão cancelou o compromisso que teria no Rio de Janeiro. O ministro divulgou mais cedo uma nota oficial em que classificou como “equívoco” a decisão do governo, efetivada vimedida provisória (MP), que transfere recursos da Cultura para o recém-criado Sistema Único de Segurança Pública (Susp). A reação do ministro da Cultura pegou de surpresa seu colega de ministério Raul Jungmann (Segurança Pública). O Palácio do Planalto ainda não se manifestou sobre o episódio. Em sua nota, Sá Leitão antecipa um breve balanço de sua administração. “Em quase um ano de trabalho, esta gestão revitalizou o MinC e implementou uma política pública de cultura eficiente e eficaz, de Estado e não apenas de governo, com resultados concretos para o setor e a sociedade, a despeito da exiguidade de recursos”, afirmou. Segundo o ministro, a MP assinada ontem (11) pelo presidente Michel Temer “põe em risco esta política e penaliza injustamente o setor cultural”. Ele prometeu lutar contra a proposta do governo no Congresso. “Esperamos que o Congresso Nacional modifique a MP. Trabalh...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 12.6.2018 | 14h23
 
Feliz Dia dos Namorados
 

Que o amor seja celebrado todos os dias

 
Que o amor seja celebrado todos os dias
 
Separador
 
Enviado: 12.6.2018 | 13h29
 
Bahia

Mercado Comunicação completa 20 anos com foco no digital

 

Mercado Comunicação completa 20 anos com foco no digital

Há duas décadas no cenário de agências de publicidade do estado da Bahia, a Mercado Comunicação, coordenada pelo publicitário feirense, Xiko Melo, viu a tecnologia modificar praticamente todo o contexto. “Em vinte anos a forma da população se comunicar mudou completamente. O deadline hoje é em tempo real. As agências precisaram acompanhar isso. Sempre enxerguei esse avanço de forma muito positiva”, enfatizou Xiko. Com planejamento estratégico, a Mercado posicionou a sua marca para esse atual momento do digital. Atendendo grandes empresas, políticos e profissionais liberais que querem se tornar referência dentro do seu segmento de atuação. “A internet democratizou o acesso à informação. As marcas precisam estar atentas para essas potencialidades, criando uma narrativa que gere mais proximidade e vinculo, utilizando as redes como espaços para criar relacionamento com o público”, pontuou Thiago Sankey, Diretor de Operações da agência. Para Xiko Melo, os dispositivos móveis revolucionaram a comunicação, e essas mudanças serão cada vez mais sentidas. Contudo, nenhum desses mecanismos exclui a necessidade e a importância do profissional de marketing. A publicitária Mariana Melo, que recentement...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 12.6.2018 | 13h01
 
Futebol

Salvador será uma das sedes da Copa América 2019

 

Salvador será uma das sedes da Copa América 2019

Salvador está perto de ser anunciada como uma das cinco sedes para a Copa América de 2019. A Coluna conversou com fontes ligadas a CBF e Conmebol. Faltam apenas detalhes burocráticos para que a capital baiana seja oficializada. Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre já foram confirmadas. A Arena Fonte Nova será palco dos jogos, enquanto Pituaçu e o Barradão ficarão à disposição para as seleções treinarem. A única possibilidade de Salvador ficar de fora é se o consórcio da Arena Fonte Nova recuar, o que é pouco provável de acontecer. (Bahia Notícias)

 
Separador
 
Enviado: 12.6.2018 | 12h32
 
Feira de Santana

Justiça nega pedido da APLB que pretendia bloquear verba do Fundef

 

Justiça nega pedido da APLB que pretendia bloquear verba do Fundef

O juiz Gustavo Rubens Hungria, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública, negou pedido de liminar da APLB – Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia, que pretendia bloquear recursos provenientes de precatório, que deverão ser pagos pela União à Prefeitura de Feira de Santana. A decisão foi publicada nesta terça-feira, 12. O valor do precatório é de R$ 240.179.131,90, decorrente do cumprimento de condenação judicial da União ao pagamento de diferenças devidas ao Fundef, a título de complementação, à promoção da manutenção e desenvolvimento da educação básica e à valorização dos profissionais da educação. O juiz considerou na decisão que a APLB apresentou na ação argumentos no que diz respeito ao uso e destinação de verbas da educação, mas não revelou elementos concretos que autorizem o bloqueio do valor vindo do precatório de nº 0083681-55.2017.4.01.9198. Assim, ele indeferiu a liminar.

GREVE

A decisão provocou a diretoria da APLB que já convocou uma assembleia para a próxima quinta-feira, 15. A categoria promete paralisar as atividades da rede municipal de ensino. A presidente da entidade, Mar...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 12.6.2018 | 12h01
 
Comportamento

O amor em tempos de conectividade

 

O amor em tempos de conectividade

Facebook, Whats App, Instagram, Tinder e muito mais. O que não falta, após a disseminação das redes sociais, são formas de se comunicar e até de buscar um relacionamento. Toda essa conectividade impacta de várias formas as relações e o comportamento das pessoas. Segundo o psicólogo da Clínica Holiste, em Salvador, Cláudio Melo, um dos principais problemas relacionados ao uso das redes sociais é a falta de privacidade provocada pela superexposição causada pela ferramenta. “Todo mundo pode ver suas fotos (mesmo que sejam apenas seus ‘amigos’), ler seus comentários, deixar comentários nas suas postagens, postar conteúdos em sua página e mais uma porção de possíveis interações disponíveis. Deste modo, conversas que antes aconteceriam de modo reservado, pessoalmente, as quais o conteúdo ficaria restrito apenas aos presentes naquele momento, acabam tomando grandes proporções e gerando desgastes no relacionamento”, pontua o profissional. Esta superexposição, porém, realmente acontece, mas não pode ser considerada a vilã dos relacionamentos, segundo Melo. “Antigamente, quando não existia rede social, o que acontecia quando o casal estava em crise? Ambos começariam a sair mais, estab...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 12.6.2018 | 11h36
 
Itabuna

Presa suspeita de matar dois namorados envenenados no período de oito meses

 

Presa suspeita de matar dois namorados envenenados no período de oito meses

Uma mulher de 34 anos foi presa no município de Itabuna, na tarde dessa segunda-feira (11), suspeita de matar dois namorados envenenados no período de oito meses. A informação é da Polícia Civil ao G1. Conforme a polícia, Wane Brenda Oliveira usou chumbinho para matar os parceiros assim que descobriu que eles tinham intenção de terminar o relacionamento com ela. As investigações apontam que as vítimas namoraram com a suspeita em 2017. Nos dois casos, após o veneno fazer efeito, Wane Oliveira socorreu as vítimas até uma unidade de saúde, mas em seguida os homens morreram. Ainda de acordo com a polícia, o primeiro a ser morto foi Edvaldo Araújo Alves, 40 anos, que namorou com a suspeita por um ano. No dia 16 de abril de 2017, ele passou mal na casa da namorada e foi socorrido por ela para o Hospital de Base de Itabuna, onde morreu. Na época, a morte foi atribuída a um infarto fulminante. Segundo a delegada Magda Figueiredo, titular da Delegacia de Homicídios (DH) de Itabuna e responsável pelas investigações, a versão de Wane Oliveira não convenceu a família de Edvaldo Alves, que alegava ter conhecimento de que ele estava insatisfeito com a relação. A polícia não detalhou o período exato, mas disse que meses depois da morte de ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado: 12.6.2018 | 11h01
 
Educação

Começam as inscrições para o Sisu

 

Começam as inscrições para o Sisu

Começaram nesta terça-feira (12) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre. O programa oferece 57.271 vagas em 68 instituições públicas de ensino superior em todo o país. Pode concorrer às vagas quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e obteve nota acima de zero em redação. O prazo para participar vai até o dia 15. As inscrições são feitas apenas pela internet, na página do Sisu. Ao ingressar no sistema, o candidato deverá escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso entre as vagas ofertadas. É possível alterar essas opções durante todo o período de inscrição. A última modificação confirmada é a considerada válida. As vagas serão oferecidas em oito instituições públicas estaduais, uma faculdade pública municipal e 59 instituições públicas federais, sendo dois centros de Educação Tecnológica, 27 institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia e 30 universidades. O resultado da chamada regular está previsto para o dia 18 de junho. O período de matrícula vai de 22 a 28 d...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2018
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun |
2017
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |