Logo
 
Bahia, domingo, 7 de fevereiro de 2016
MERCADO DE ARTE POPULAR
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 
 
Enviado por Carlos Geilson - 5.2.2016 | 12h00
 
Brasil

Governo confirma presença de Zika vírus em saliva e urina

 

Governo confirma presença de Zika vírus em saliva e urina

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou, nesta sexta-feira (5), que foi detectada a presença do Zika vírus ativo com potencial de infeção em amostras de saliva e urina. A descoberta é inédita. O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, disse que pesquisadores brasileiros já desconfiavam dessa possibilidade por conta da notícia de que um paciente dos Estados Unidos foi infectado por transmissão sexual. "Hoje temos essa notícia da presença do vírus Zika na saliva. Certamente, isso vai ser pesquisado, mas é um vírus que nós não sabemos a amplitude dele, não sabemos a dimensão da ação. É fundamental, neste momento, o combate ao mosquito Aedes aegypti, para que ele não se reproduza e não seja o principal transmissor do vírus Zika", disse o ministro. (A Tarde)

 
Separador
 
Enviado por Carlos Geilson - 5.2.2016 | 11h38
 
Economia

Inflação sobe e registra maior taxa para janeiro desde 2003

 

Inflação sobe e registra maior taxa para janeiro desde 2003

Após o avanço de 0,96% em dezembro do ano passado, o Índice de Preços ao Consumidor - Amplo (IPCA), medidor oficial da inflação do país, chegou a 1,27% em janeiro. Essa é a maior taxa mensal para janeiro desde 2003, quando atingiu 2,25%. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os números nesta sexta-feira (5). O indicador acumula uma alta de 10,71% em um ano. Contudo, permanece acima do teto de 6,5% do sistema de metas do Banco Central e bem distante do objetivo central de 4,5%. Segundo o IBGE, esse é o resultado mais elevado desde novembro de 2003, quando o aumento acumulado foi de 11,02%. A expectativa dos economistas para o IPCA fechado deste ano é de 7,26%, de acordo com o boletim Focus, do Banco Central, mais recente. Aliados aconselham Lula a dizer que reforma de sítio foi presente. (Metro 1)

 
Separador
 
Enviado por Carlos Geilson - 5.2.2016 | 11h11
 
Brasil

Pesquisadores usarão ‘minicérebros’ para estudar efeitos da zika

 

Minicérebros criados em laboratório serão usados para investigar a ligação entre zika e microcefalia. As estruturas de menos de 2 milímetros reproduzem o tecido do cérebro de um feto de 3 meses e foram obtidas por meio de células-tronco. Os modelos, hoje empregados no estudo de transtornos psiquiátricos, serão inoculados com o vírus da zika. O trabalho está entre as 23 linhas de pesquisa que receberão recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio (Faperj) a partir de março. A agência de fomento do governo fluminense dividiu os grupos científicos em seis redes que se dedicarão a pesquisas sobre zika – temas como métodos de diagnóstico, controle do mosquito, acompanhamento de gestantes infectadas pelo vírus e de seus filhos. As redes, que reúnem 379 pesquisadores, receberão R$ 12 milhões. O pesquisador Stevens Rehen, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está entre os que têm a missão de responder se a infecção por zika provoca a microcefalia. “A gente não tem a resposta. É muito precoce assumir que zika tem relação direta com as alterações no sistema nervoso. Existe uma correlação epidemiol&oacu...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado por Carlos Geilson - 5.2.2016 | 10h36
 
Economia

Empregador doméstico tem até hoje para pagar guia do eSocial

 

Empregador doméstico tem até hoje para pagar guia do eSocial

O prazo para os empregadores domésticos pagarem o Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) referente ao mês de janeiro termina nesta sexta-feira (5). O Simples Doméstico reúne em uma única guia as contribuições fiscais, trabalhistas e previdenciárias que devem ser recolhidas pelos empregadores. A Receita alerta que os recolhimentos previdenciários, trabalhistas e tributários, incluindo o do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) referentes a janeiro, já devem levar em conta o valor do novo salário mínimo, de R$ 880. Se não for recolhido no prazo, o empregador paga multa de 0,33% ao dia, limitada a 20% do total. Para a emissão da guia unificada, o empregador deve acessar a página do eSocial na internet. (Agência Brasil)

 
Separador
 
Enviado por Carlos Geilson - 5.2.2016 | 10h08
 
Brasil

Bancos fecham hoje e só reabrem na Quarta-feira de Cinzas, ao meio-dia

 

Bancos fecham hoje e só reabrem na Quarta-feira de Cinzas, ao meio-dia

O último dia de funcionamento normal dos bancos antes do feriado de carnaval é nesta sexta-feira (5). As agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público na segunda-feira (8) e na terça-feira (9) de Carnaval. Na Quarta-feira de Cinzas (10), as instituições abrirão às 12h. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que a população pode usar os canais eletrônicos para o pagamento das contas. Os consumidores também podem agendar o pagamento das contas com código de barras nos caixas eletrônicos, por internet banking e pelo atendimento telefônico do banco. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos via Débito Direto Autorizado (DDA). A Febraban lembra que as contas de consumo (água, energia, telefone, etc) e carnês que tiverem os dias 8 ou 9 como data de vencimento poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado (10), sem acréscimo de juros. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. (Agência Brasil)

 
Separador
 
Enviado por Carlos Geilson - 5.2.2016 | 9h34
 
Feira de Santana

Planetário registrou público recorde durante programação de férias

 

Planetário registrou público recorde durante programação de férias

Lazer, cultura e conhecimento científico marcaram a programação da temporada de férias encerrada nesta quinta-feira, 4, no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo. Um dos locais mais visitados da cidade, o teatro virtual do museu, onde foi instalado o planetário Sky, teve ocasiões com sessão dupla para poder atender o número recorde de pessoas atraídas pela programação. Todas interessadas em exercitar a curiosidade sobre o espaço sideral, os corpos celestes e o universo, num contexto de ciência, tecnologia e lazer ao alcance de crianças e adultos, gratuitamente. O planetário do Museu Parque do Saber é um dos três equipamentos do gênero existentes em toda a América Latina. O sistema de projeção por fibra ótica, com seus efeitos especiais, garante uma reprodução tão perfeita que as pessoas saem da sala de exibições impressionadas com o que viram. “É tudo do mesmo jeito que a gente observa na natureza, lua, sol, estrelas aparecem na cúpula da sala com a mesma tonalidade de cores que a gente vê na vida real. Gostei muito”, disse a dona de casa Maria do Socorro Moreira, que levou os filhos para se divertirem um pouco mais, antes da volta às aulas. De acordo com a direção do Museu, desde a sua inauguraç&...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado por Carlos Geilson - 5.2.2016 | 9h07
 
Irará

Morrem suspeitos de incendiarem carros para intimidar polícia

 

Morrem suspeitos de incendiarem carros para intimidar polícia

Dois homens identificados apenas como Gordo e Douglas foram mortos a tiros nesta quinta-feira (4), no município de Irará. Conforme o major Himério, comandante da 97ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM-Irará), a dupla morreu após troca tiros com os policiais. De acordo o militar, os dois homens são suspeitos de integrar o bando responsável por incendiar três carros, na última segunda, e outro carro, na última terça. Para o major Himério, a ação de queimar os veículos foi uma represália dos criminosos à intensificação das rondas e abordagens realizadas pelos policiais durante a festa da padroeira da cidade, no último domingo. O objetivo das rondas e abordagens é coibir as quadrilhas de tráfico de drogas e assaltantes de banco no município. Na quarta (3) policiais flagraram Gordo e Douglas com outros comparsas dentro de um veículo Onix branco, no bairro Mangabeira. Os militares tentaram abordar os suspeitos no carro, mas eles reagiram e atiraram contra os PMs, afirma o major Himério. A perseguição aos criminosos se prolongou durante a noite. Os bandidos abandonaram o carro e se esconderam na mata. Na manhã desta quinta, Gordo foi localizado e acabou morto por agentes da 97ª CIPM. Com ele, os policiais encontrara...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado por Carlos Geilson - 5.2.2016 | 8h35
 
Capital

Ivete estreia no Carnaval sem cordas e arrasta multidão

 

Ivete estreia no Carnaval sem cordas e arrasta multidão

Ivete Sangalo, que sempre desfilou puxando blocos no Carnaval de Salvador, fez a festa do folião pipoca na tarde desta quinta-feira (4), no Campo Grande. Vestida de guerreira, a artista entrou na avenida cantando sua nova música Farol, que concorre aos hits do Carnaval. Para fazer bonito durante a festa, a cantora pegou pesado na malhação e ainda fez uma dieta em que conseguiu perder quase seis quilos. "Antes eu não estava não, mas agora além de gostosa, estou com fogo no corpo", brincou. Ao passar pelo governador Rui Costa em um camarote, Ivete agradeceu por sair sem cordas. "Rui, obrigada pelo presente dessa pipoca! O Carnaval está lindo. Agora, ó, Rui, ano que vem quero de novo", avisou a cantora. O prefeito ACM Neto também foi lembrado. "Prefeito ACM Neto! Parabéns, viu, nego? A cidade tá linda!", disse. (Olá Bahia)

 
Separador
 
Enviado por Carlos Geilson - 5.2.2016 | 8h01
 
Brasil

Aliados aconselham Lula a admitir que reforma de sítio foi ‘presente’

 

Aliados aconselham Lula a admitir que reforma de sítio foi ‘presente’

Para minimizar os efeitos da maior crise enfrentada desde que saiu do Palácio do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sido aconselhado por aliados a admitir que “recebeu de presente” a reforma feita no sítio que frequenta em Atibaia (SP). De acordo com a Folha de S. Paulo, a linha de defesa ainda enfrenta oposições dentro do próprio PT. Primeiro, o grupo teme que as bases da sigla não recebam bem o discurso, já que contraria a tese de que a cúpula não age em benefício próprio. Em segundo, há o fato da Odebrecht ter avisado que não assumirá publicamente que custeou a reforma – decisão que teria sido informada a Lula. Testemunhas informaram ao Ministério Público que uma espécie de consórcio informal, formado pelas empresas Odebrecht, OAS e Usina São Fernando, teria bancado a obra no sítio. Mesmo que o Instituto Lula tenha afirmado que o ex-presidente apenas visita o local, de propriedade de amigos da família, em dias de descanso, alguns membros do PT já começaram a “testar” a alternativa. Nesta quinta-feira (4), o ex-ministro Gilberto Carvalho disse que uma empreiteira bancar a reforma seria “a coisa mais normal do mundo”. "Se isso de fato for confirmado, não há nenhuma irregularidade. Não...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado por Carlos Geilson - 5.2.2016 | 7h33
 
Salvador

Troca de tiros entre facções deixa dois mortos

 

Troca de tiros entre facções deixa dois mortos

Uma troca de tiros entre traficantes das facções Bonde do Maluco (BDM) e Katiara resultou na morte de dois homens, na tarde desta quinta-feira (4), na localidade de Barro Amarelo, em Paripe-Cocisa (Salvador). As vítimas, que até a noite desta quinta não haviam sido identificadas, chegaram ao local há uma semana e estariam residindo em Sussuarana, conforme um morador. Dois suspeitos de terem praticado o crime foram presos e encaminhados ao Departamento de Homicídios (DHPP) para prestar esclarecimentos. De acordo com o delegado Alex Gabriel Chehade, do DHPP, os assassinos são da Katiara, facção que domina o local. (A Tarde)

 
Separador
 
Enviado por Carlos Geilson - 5.2.2016 | 7h01
 
Bahia e Brasil

Manchetes do Brasil

 

Manchetes do Brasil

Correio*: Mais chuva faz conta de luz ter nova queda; A Tarde: Samba e axé marcam a cadência da folia; Tribuna da Bahia: Vamos curtir a rua!; Folha de S. Paulo: Lula é investigado por suposta venda de MPs; O Estado de S. Paulo: Compra de sítio foi em escritório de compadre de Lula.

 
Separador
 
Enviado por Carlos Geilson - 4.2.2016 | 19h03
 
Brasil

Fiocruz diz que pode chegar à vacina contra o Zika em 5 anos

 

Fiocruz diz que pode chegar à vacina contra o Zika em 5 anos

O presidente da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Gadelha, disse nesta quinta-feira (4) que o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus Zika pode levar cinco anos, prazo menor que a média para a descoberta de outros imunizantes. Segundo Gadelha, a decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS) de declarar emergência internacional por causa da microcefalia associada ao vírus Zika pode agilizar as pesquisas para o desenvolvimento da vacina. "A OMS agiu corretamente ao tomar a decisão. É uma iniciativa que pode levar à descoberta da vacina de maneira muito mais rápida, pois a declaração vai facilitar a busca de parcerias em todo o mundo, reunindo esforços de entidades de pesquisas de todo o mundo", disse o presidente da Fiocruz em entrevista após participar da solenidade que marcou o início das transmissões dos canais do Poder Executivo na TV digital aberta no Rio de Janeiro. Gadelha destacou o fato de que hoje já é possível encurtar prazos para desenvolvimento de vacinas a partir de experiências anteriores, "porque, em geral, uma vacina leva cerca de 10 anos ou mais anos para ser desenvolvida". "Mas hoje temos experiência de algumas vacinas e os institutos chegaram a avanços significativos ou a alguns resultados importa...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado por Carlos Geilson - 4.2.2016 | 18h32
 
Brasil

PF afirma investigar possível participação de Lula na Operação Zelotes

 

PF afirma investigar possível participação de Lula na Operação Zelotes

O delegado da Polícia Federal Marlon Cajado informou à Justiça Federal em Brasília que há um inquérito em curso para investigar a eventual participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de outros agentes públicos no suposto esquema de compra de medidas provisórias, investigados pela Operação Zelotes. Cajado sustenta que a apuração é necessária para identificar se outros servidores, além dos já denunciados, foram "corrompidos e estariam associados a essa organização criminosa ou se esta estaria vendendo fumaça, vitimando-os e praticando tráfico de influência com relação aos mesmos", justifica. Além do ex-presidente, o delegado afirma que a PF também possui inquérito para investigar os ex-ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-geral), Erenice Guerra (Casa Civil), Nelson Machado (Previdência), assim como o do secretário-executivo do Ministério da Fazenda Dyogo Oliveira, entre outros. As informações constam num ofício enviado ao juiz Vallisney de Souza Oliveira, responsável pela ação penal oriunda da Operação Zelotes. (Metro 1)

 
Separador
 
Enviado por Carlos Geilson - 4.2.2016 | 18h02
 
Saúde

Cuidados com a pele e com os pés para curtir o carnaval do começo ao fim

 

Cuidados com a pele e com os pés para curtir o carnaval do começo ao fim

Fantasias, festa e muita diversão fazem parte da maior festa do ano, o carnaval. Mas como nem tudo são flores, a folia também exige cuidados com a pele e até mesmo com os pés. A dermatologista Natália Cymrot conta que desidratação, queimaduras por conta do sol, alergias a diversos produtos e bolhas nos pés são muito comuns após os foliões se esbaldarem nos dias de folia. 

Veja o que fazer para curtir o carnaval sem problemas:

Bolhas

Carnaval significa muito tempo em pé, sapatos de salto, muita dança e rebolado. Depois da folia, a chance de ficar com bolhas nos pés é grande. Por isso, a dica da dermatologista é simples: "Use sapatos confortáveis. Nem muito apertado nem muito folgado". 

Maquiagem

Você vai para aquele bloquinho e quer fazer um desenho no rosto. Solte a criatividade, mas é importante usar tintas próprias para o rosto e que sejam facilmente removidas após lavar. "As maquiagens devem ser totalmente removidas depois do uso", conta a médica. "O protetor solar deve ser aplicado antes". 

Sp...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado por Carlos Geilson - 4.2.2016 | 17h30
 
Economia

Saques da poupança bateram recorde em janeiro

 

Os saques da poupança superaram os depósitos em R$ 12,03 bilhões, em janeiro deste ano. É a maior retirada líquida mensal registrada na série histórica do Banco Central, iniciada em 1995. Em janeiro de 2015, também houve retirada líquida, mas o resultado negativo foi menor: R$ 5,52 bilhões. No mês passado, os clientes bancários sacaram R$ 161,59 bilhões. Os depósitos chegaram a R$ 149,56 bilhões. Os rendimentos da poupança ficaram em R$ 4,08 bilhões e o saldo total depositado nos bancos chegou a R$ 648,64 bilhões. Em 2015, a poupança registrou a maior retirada líquida. O saldo negativo ficou em R$ 53,56 bilhões. O Banco Central não registrava retirada líquida anual desde 2005 (R$ 2,72 bilhões). A poupança tem perdido atratividade devido à taxa básica de juros, a Selic, mais alta, o que torna outras aplicações mais atraentes. Outro fator é a inflação mais alta do que a remuneração da poupança. Além disso, há menos dinheiro para aplicar devido à alta dos preços, ao endividamento das famílias e ao aumento do desemprego. (Política Livre)

 
Separador
 
Enviado por Carlos Geilson - 4.2.2016 | 17h03
 
Carnaval

Cercada por fãs, Ivete Sangalo sai de casa de roupão rosa para a folia

 

Cercada por fãs, Ivete Sangalo sai de casa de roupão rosa para a folia

A cantora Ivete Sangalo, que se apresenta em trio sem cordas nesta quinta-feira (4) no carnaval de Salvador, deixou a residência onde mora, no bairro do Campo Grande, em direção ao circuito da folia. Vestida de roupão rosa, a artista acenou para os fãs, que lotaram os portões da sua residência desde o início da tarde. Ivete Sangalo saiu de casa em uma vã e seguiu para a área de concentração de trios, que também fica no bairro do Campo Grande.  Antes de entrar na vã, a cantora chegou a fazer selfie com os fãs antes de seguir para o circuito. Apresentação da artista começa às 17h. (G1)

 
Separador
 
Enviado por Carlos Geilson - 4.2.2016 | 16h35
 
Polícia

População incendeia ônibus da linha Itapetinga x Salvador na BA-262

 

População incendeia ônibus da linha Itapetinga x Salvador na BA-262

Populares atearam fogo num ônibus da Viação Salutaris, que fazia a linha Itapetinga x Salvador, na madrugada desta quinta-feira (4) na BA-262. De acordo com o Blog do Anderson, a via é alvo de protestos há mais de quatro anos, porém não foi registrada solução para os buracos da rodovia. Ninguém ficou ferido com o incêndio e a Polícia Civil investiga o caso. (Bahia Notícias)

 
Separador
 
Enviado por Carlos Geilson - 4.2.2016 | 16h01
 
Remanso

População reclama de prejuízos após cratera isolar cidade

 

População reclama de prejuízos após cratera isolar cidade

Uma semana após as fortes chuvas abrirem uma imensa cratera na BR-235, isolando o município de Remanso, no norte da Bahia, os moradores da região se queixam de prejuízos e desabastecimento de alguns produtos. Ao lado da cratera, trabalhadores a serviço do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) estão construindo um desvio para tirar a cidade do isolamento. Até o serviço ser concluído, entretanto, o transporte entre os municípios de Casa Nova e Remanso ocorre em barcos, que é mais lento e de maior custo, sobretudo para o transporte de carga. O caminhoneiro Jaelson Castro foi um dos que tiveram que utilizar embarcações para transportar uma carga de frutas até Remanso. Depois de retirar os produtos do caminhão, ele teve que colocar tudo no barco e, após a travessia, acondicionar toda a carga novamente em outro caminhão. "Tive que transportar caixa por caixa, para poder passar a mercadoria para o outro lado e dar seguimento", contou ao G1. A professora Maria Aparecida de Souza Braga destaca que o isolamento já está provocando desabastecimento na cidade. “Lá em Remanso, nem os bancos têm dinheiro, e dois postos já não têm mais gasolina. Está acabando tudo", afirma. Gilson Menezes, supervisor do Dnit, disse que a obra de desvio da rodovia s...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
 
Enviado por Carlos Geilson - 4.2.2016 | 15h30
 
Ituaçu

Adolescentes furtam peças de veículos e motocicleta em delegacia de Ituaçu

 

Adolescentes furtam peças de veículos e motocicleta em delegacia de Ituaçu

Dois adolescentes invadiram o pátio da delegacia de Ituaçu, na Chapada Diamantina, e furtam peças de veículos e uma motocicleta. A unidade está desativada, porém ainda serve como depósito para veículos apreendidos. De acordo com o Brumado Notícias, a motocicleta foi recuperada na tarde desta quarta-feira (3) pela polícia de Barra da Estiva e investigadores de Brumado. Dois adolescentes confessaram o crime. A delegacia foi fechada há pouco tempo e será demolida. (Bahia Notícias)

 
Separador
 
Enviado por Carlos Geilson - 4.2.2016 | 15h04
 
Brasil

Inquérito apura se Lula se envolveu em esquema de MPs, diz PF

 

Inquérito apura se Lula se envolveu em esquema de MPs, diz PF

Em ofício à Justiça Federal, o delegado da Polícia Federal Marlon Cajado afirmou que inquérito em curso na Operação Zelotes apura se mais agentes públicos estão envolvidos no suposto esquema de “compra” de medidas provisórias, entre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o secretário executivo do Ministério da Fazenda Dyogo Oliveira e a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra. O documento foi enviado no último dia 2 ao juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal, em Brasília, para justificar críticas de advogados de que haveria um inquérito “paralelo” investigando os mesmos fatos já denunciados à Justiça. O delegado argumentou que, embora já houvesse provas suficientes para denunciar dois ex-servidores públicos (Lytha Spíndola e Fernando Mesquita), “os demais documentos juntados aos autos apontavam para eventuais colaborações de outros servidores públicos para a consecução dos interesses da organização criminosa”. “Buscando-se evitar conclusões precipitadas, fez-se necessária a instauração de novo procedimento policial tentar alcançar a verdade real sobre os fatos apurados, isto é, se outros servidores públicos foram de fato...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2016
Jan | Fev |
2015
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |
 
 

© www.carlosgeilson.com.br