Logo
 
Bahia, segunda-feira, 27 de setembro de 2021
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 

Enviado: 15.2.2021 | 11h15
 
Nota de pesar

Deputado Carlos Geilson lamenta morte de vereador Daniel Rios

 

O deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) lamentou profundamente a morte do vereador de Salvador, Daniel Rios (Patriota), ocorrida neste domingo (14). Segundo a família, Daniel teve complicações em uma cirurgia no pâncreas decorrente de um câncer. Ele estava internado na UTI do Hospital Aliança.

O vereador Daniel Rios, 46 anos, é irmão do deputado estadual David Rios (PSDB). Ele estava em seu segundo mandato e defendia o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A política baiana, em especial, da capital, perde um grande parlamentar. Daniel Rios defendia uma saúde pública de qualidade, igualitária e comum para todos”, lembrou Geilson.

PESAR

Em suas redes sociais, o deputado estadual Carlos Geilson também externou seu sentimento de pesar pela morte do vereador. “Minha solidariedade a toda família”, lamentou. Outros políticos também se manifestaram pelo ocorrido. O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), decretou luto de três dias e lamentou, em nota, o falecimento do vereador Daniel Rios (Patriota), neste domingo.

Em nota, a líder da oposiçã...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 15.2.2021 | 9h18
 
Do BBB21

Gilberto é aprovado em seleção de PHD nos EUA

 

Gilberto é aprovado em seleção de PHD nos EUA

O participante do Big Brother Brasil (BBB ) Gilberto, foi aprovado em seleção de PHD em uma universidade dos Estados Unidos. A informação foi compartilhada pela mãe do brother pernambucano, no último sábado, 13, por meio das redes sociais. De acordo com a publicação de Jacira, o filho foi aprovado para o doutorado na Universidade do Texas.

Em entrevista à Rede BBB, Jacira celebrou a conquista. "É o sonho da vida inteira dele. Está aí o resultado de muito estudo e muita dedicação. Dias e dias sem sair de casa, sem ter contato com ninguém, sem ir para festas, sem nada”, disse.
 
Gilberto Nogueira nasceu em Jaboatão dos Guararapes (PE) e atualmente mora no bairro do Janga, em Paulista. O pernambucano faz doutorado em Economia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em que pesquisa a relação entre a ação do Estado e o nível 
 
Separador

Enviado: 15.2.2021 | 8h45
 
Saúde

Anvisa vai vistoriar fábricas das vacinas em março

 

As fábricas de duas vacinas contra o novo coronavírus serão inspecionadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início de março. O órgão anunciou no último sábado (13) à noite que vai vistoriar as instalações de produção da Coxavin, desenvolvida por um laboratório indiano, e da Sputnik V, criada na Rússia, mas em fabricação no Brasil. 

Nenhum dos dois imunizantes tem pedido para uso emergencial ou aplicação em massa no país. No entanto, a inspeção das fábricas antes do pedido formal acelera o processo de análise e de aprovação para a aplicação no Brasil.
 
Em relação à Coxavin, a Anvisa anunciou que a inspeção será feita entre 1 e 5 de março na instalação da Precisa Farmacêutica, representante do laboratório indiano Bharat Biotech no país. A vistoria na fábrica da União Química, parceira brasileira do Instituto Gamaleya, da Rússia, está marcada para 8 a 12 de março. A fábrica da União Química fica em Guarulhos (SP). (Agência Bras...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 15.2.2021 | 8h29
 
Luto

Vereador de Salvador, Daniel Rios morre aos 46 anos

 

Vereador de Salvador, Daniel Rios morre aos 46 anos

O vereador Daniel Rios (Patriota) morreu neste domingo, 14, após complicações em uma cirurgia no pâncreas decorrente de um câncer. O político estava internado na UTI do Hospital Aliança, em Salvador.

Ele havia contraído também a Covid-19, mas já estava recuperado. Com 46 anos, Daniel Rios estava em seu segundo mandato parlamentar após ser reeleito com mais de 8 mil votos para a 19ª Legislatura. O vereador é irmão do deputado estadual David Rios (PSDB) e tinha como uma das bandeiras a luta pela saúde pública com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Empresário, músico e produtor musical, Daniel nasceu em Pé de Serra, município da Bacia do Jacuípe, e era o caçula de cinco filhos. O vereador Atila do Congo (Patriota) irá substituir Daniel na Câmara dos Vereadores.

 
Separador

Enviado: 15.2.2021 | 8h07
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia
A Tarde: Escolas anunciam volta após pressão judicial; Correio: Hospitais lotados e saúde perto do colapso na Bahia; Estadão: Home office deixa um em cada cinco escritórios sem inquilino;  Folha de S.Paulo: Briga de Bolsonaro e Doria prejudica oito projetos em SP; Tribuna: Juros baixos ampliam crédito imobiliário.
 
 
Separador

Enviado: 12.2.2021 | 9h09
 
Política

Bolsonaro negocia para se filiar ao Patriota

 

O presidente Jair Bolsonaro recebe nesta sexta-feira sete membros do Conselho Político do Patriota e deve começar oficialmente as negociações para se filiar à sigla.  O compromisso não consta na agenda oficial do presidente, mas foi confirmada por integrantes da sigla. Bolsonaro diz estar de “namoro” com o partido pelo qual não esconde a preferência para disputar a reeleição em 2022.  A intenção do presidente e de seu grupo é assumir o controle do Patriota, mas um racha na cúpula da legenda ameaça os planos do chefe do Executivo. 

Presidente do Patriota, Adilson Barroso, não esconde o desejo de ter Bolsonaro no partido, mas insiste que, apesar de o presidente falar em ‘namoro”, nada avançou.  O dirigente da legenda, que está em Brasília, confirmou a reunião com os conselheiros, entre eles o líder do Patriota na Câmara, Fred Costa (MG), mas negou sua participação, dizendo que não foi convidado.
 
Separador

Enviado: 12.2.2021 | 8h52
 
Brasil

Gêmeas de 19 anos fazem cirurgia de readequação de sexo

 

Gêmeas de 19 anos fazem cirurgia de readequação de sexo

Duas gêmeas de 19 anos realizaram cirurgia de readequação de sexo em um hospital de Blumenau, no Vale do Itajaí. Elas nasceram com o sexo biológico masculino, mas discutem a transição para o feminino desde antes da maioridade. O hospital informou que a cirurgia de uma delas terminou na noite da quarta-feira (10). A outra irmã foi operada na quinta (11).

Antes de ser submetido à cirurgia, o paciente precisa passar por acompanhamento multidisciplinar por cerca de dois anos. As gêmeas fizeram a cirurgia pela rede particular, mas o procedimento é disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dos cinco hospitais públicos brasileiros que prestam esse serviço, nenhum fica em Santa Catarina. A espera no país para iniciar o processo pode levar até cinco anos.
 
Segundo o hospital, as gêmeas passaram por acompanhamento psicológico e orientações médicas. As duas começaram o tratamento hormonal por volta dos 15 anos. A cirurgia feita na quarta-feira durou cinco horas, mesmo tempo que o procedimento da irmã, realizado ontem. As duas estão de repouso no mesmo quarto e ficarão internada por três dias, conforme o hospital.
 
Separador

Enviado: 12.2.2021 | 8h26
 
Educação

Quem perdeu o Enem digital tem até hoje para pedir reaplicação

 

Termina hoje (12) o prazo para candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital 2020 pedirem para participar da reaplicação das provas. O pedido deve ser feito na Página do Participante. Podem pedir a reaplicação os estudantes que não puderam participar do Enem por estarem com sintomas de covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa e aqueles que não conseguiram fazer as provas por problemas logísticos. 

As provas da reaplicação serão nos dias 23 e 24 de fevereiro, apenas na versão impressa. Além da covid-19, podem solicitar a reaplicação participantes com coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela.
 
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para a análise da possibilidade de reaplicação a pessoa deverá inserir obrigatoriamente, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença. (Agência Brasil)
 
Separador

Enviado: 12.2.2021 | 7h28
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia
A Tarde: Reunião debate critérios para o retorno às aulas; Correio: Novo auxílio emergencial está previsto para março; Folha de S.Paulo: Supremo vê risco e barra por 9 a 1 direito ao esquecimento;  O Estado de S.Paulo: Supremo rejeita a tese do direito ao esquecimento no País; O Globo: Escassez de doses freia ritmo de vacinação no país; Tribuna: Bolsonaro prevê auxílio emergencial a partir de março.
 
Separador

Enviado: 11.2.2021 | 9h37
 
Economia

Governo planeja retomar auxílio emergencial após o Carnaval

 

Governo planeja retomar auxílio emergencial após o Carnaval

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve anunciar a prorrogação do auxílio emergencial após o carnaval, segundo apurou o jornal Folha de S. Paulo. A nova rodada do benefício seria de três parcelas, a vigorar a partir de março deste ano, no valor de R$200, e será paga para metade dos trabalhadores que foram contemplados em 2020.

A perspectiva é que o custo com a extensão do benefício fique fora do teto de gastos, cuja regra fiscal impede que as despesas públicas sejam maiores que a inflação do ano anterior. Entretanto, a equipe econômica defende que qualquer medida seja compensada por ações de ajuste fiscal.
 
Para bancar a nova rodada do benefício, cresceu dentro do governo a defesa da criação de um tributo nos moldes da antiga CPMF, em caráter temporário. A equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, no entanto, tem se posicionado contra a criação de um novo imposto, mesmo que temporário. O ministro Paulo Guedes segue defendendo que o pagamento do auxílio emergencial por mais alguns meses precisa ser compensado com cortes de gastos, não com aumento de tributos.
 
Separador

Enviado: 11.2.2021 | 8h58
 
Brasil

Bancos não terão expediente durante feriado de carnaval

 

Em razão da pandemia de covid-19, muitos estados e munícipios brasileiros revogaram seus pontos facultativos e cancelaram suas festas e desfiles de carnaval. Apesar disso, a Federação Brasileira de Bancos (Febrabab) informa que, de acordo resolução do Banco Central, o calendário de feriados bancários está mantido e nos dias 15 e 16/02 – segunda e terça-feira de carnaval – não haverá atendimento ao público nas agências. Na quarta-feira de cinzas (17) o início do expediente será às 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências. (Agência Brasil)

 
Separador

Enviado: 11.2.2021 | 8h07
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia
A Tarde: Pandemia silencia a festa mais popular do planeta; Correio: Operação do MP desarticula ‘Cartel das Placas’ no Detran; Folha de S.Paulo: Ministério usou Fiocruz para produzir cloroquina; O Estado de S.Paulo: BC ganha autonomia e diretoria terá mandato fixo e estabilidade; O Globo: Câmara aprova autonomia do BC, em aceno à agenda de Guedes; Tribuna: Sem Carnaval, turistas vão deixar de gastar R$ 1,7 bilhão na cidade.

 

 
Separador

Enviado: 10.2.2021 | 19h29
 
Brasil

Câmara aprova projeto que prevê autonomia do Banco Central

 

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (10) o texto base de um projeto de lei que concede autonomia ao Banco Central. Os deputados ainda vão votar sobre o destaques do PLP 19, ou seja, mudanças ao texto original feitas durante a discussão na Casa. Depois o projeto precisa passar por sanção presidencial.A principal mudança que trazida pelo texto, que já foi aprovado pelo Senado, é o mandato fixo de quatro anos para o presidente e os diretores do BC, que não deve coincidir com o mandato do presidente do país.
 
A ideia, segundo os parlamentares a favor da proposta, é garantir que o Banco Central tenha uma gestão técnica e não esteja sujeito a interferências políticas. Essa imagem, dizem, é importante para dar segurança aos investidores. É o que o jargão econômico chama de "ancoragem das expectativas", uma política clara que sinaliza que a autoridade monetária está tomando as medidas necessárias para atingir os objetivos que se propôs alcançar. São decisões que, muitas vezes, têm em perspectiva o longo prazo e, por isso, desagradam o chefe do Executivo - que pode temer um eventual efeito negativo de um aumento de juros sobre a atividade e...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 10.2.2021 | 9h14
 
Brasil

PM encontra em lixeira de Osasco medalhas roubadas da casa do ginasta Arthur Nory

 

PM encontra em lixeira de Osasco medalhas roubadas da casa do ginasta Arthur Nory

A Polícia Militar de São Paulo localizou em uma lixeira em frente a uma casa em Osasco, na região metropolitana de SP, as medalhas roubadas há 4 dias da casa do medalhista olímpico Arthur Nory. O assalto ocorreu na sexta-feira (5) no bairro da Lapa, Zona Oeste da capital paulista, quando dois assaltantes entraram na residência do atleta e renderam e amarraram duas pessoas. Eles levaram 33 medalhas e itens sem valor financeiro do atleta que estavam no imóvel.

Segundo a Polícia Militar, as medalhas foram localizadas após uma denúncia anônima no Jardim Adalgisa, em Osasco, na noite de ontem (9). Elas foram levadas para a sede de uma companhia da PM na cidade, onde o ginasta foi pessoalmente retirar, sendo fotografado ao lado do policial que encontrou os pertences dele. No dia do assalto, uma mulher de 64 anos, funcionária da casa, contou que foi rendida por dois homens quando estava na porta de entrada da residência, que dá acesso à garagem. De acordo com ela, os criminosos entraram no imóvel em seguida. Depois levaram medalhas, uma mochila, chaves de um veículo e uma carteira de habilitação. A dupla fugiu em seguida sem levar o carro, que estava na garagem.

 
Separador

Enviado: 10.2.2021 | 8h56
 
Educação

Gabaritos do Enem digital serão divulgados hoje

 

Gabaritos do Enem digital serão divulgados hoje

Os gabaritos da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 serão divulgados hoje (10), no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Não há um horário definido, mas a previsão do instituto é que as informações sejam divulgadas no fim da tarde.

As provas foram aplicadas em 31 de janeiro e 7 de fevereiro em laboratórios de informática contratados pelo governo. As notas finais serão divulgadas pelo Inep no dia 29 de março.
 
Esta foi a primeira edição em que o Enem teve uma versão digital, além da impressa. Eram esperados mais de 93 mil candidatos – o número exclui os inscritos no Amazonas, que tiveram as provas suspensas por causa da pandemia, e de Macapá, cujo local de prova foi interditado por problemas estruturais.
 
Compareceram à prova digital 26.7609 (28,7%) e faltaram 66.370 (71,3%). O objetivo do governo é tornar o Enem 100% digital no prazo de cinco anos.
 
 
Separador

Enviado: 10.2.2021 | 6h48
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia
A Tarde: Falta de doses reduz ritmo de vacinação na capital; Correio: Vacinação está com atraso em 40% das cidades baianas; Folha de S.Paulo: Há sintomas de corrupção da democracia do país, diz Fachin; O Estado de S.Paulo: Segunda Turma do STF garante a Lula acesso a diálogos da Lava Jato; O Globo: Governo prepara novo auxílio para o pós-carnaval; Tribuna: A Bahia perde Roberto Santos.
 
 
Separador

Enviado: 9.2.2021 | 9h11
 
Futebol

Com mando do Bahia, Ba-Vi da 1ª fase do Baianão será em março

 

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) oficializou a tabela do Campeonato Baiano de 2021 e o primeiro clássico Ba-Vi já tem data. A partida entre os maiores clubes do estado será no próximo dia 17 de março, às 19h30, na Arena Fonte Nova. 

No ano passado, em março, o clássico entre as duas equipes no estadual teve mando do Vitória. Na ocasião, o Esquadrão de Aço superou o Leão por 2 a 1, com direito a gol marcado nos últimos minutos pelo meia Arthur Rezende. O Bahia fará a sua estreia no Baianão contra a Juazeirense no dia 21 de março, às 16h, na Arena Fonte Nova. Já o Vitória abre a competição antes, no dia 17, às 19h30, contra a Unirb.

 
Separador

Enviado: 9.2.2021 | 8h57
 
Famosos

Ivete e Claudia Leitte falam sobre live de carnaval

 

Ivete e Claudia Leitte falam sobre live de carnaval

Um projeto da vida das cantoras! É assim que Ivete Sangalo e Claudia Leitte definem a live "O Trio", que acontece no próximo sábado (13), às 17h30, direto de Salvador, transmitida no Multishow e nos canais das artistas. As cantoras conversaram durante uma coletiva de imprensa e deram detalhes da transmissão, do figurino e o que o público pode esperar do repertório.

O nome da apresentação, "O Trio", foi escolhido inspirado em um conceito intimista: Ivete, Claudia e você, além de fazer alusão ao famoso trio elétrico. " Sempre nos encontramos em vários momentos. Mas nunca cantamos juntas. Até que veio a ideia, com o Carnaval em fevereiro chegando e, como temos essa responsabilidade, de respeitar os nossos fãs, nosso público e essa data, então veio a ideia da live", explica Ivete. "Eu sinto o cheiro da avenida. Isso é muito incrível. A gente sente o cheiro do Carnaval quando canta", frisa Claudia.
 
As cantoras contam que o clima dos ensaios foi de pura emoção ao relembrar as canções de Carnaval. Unidas por um propósito maior, de levar alegria para as pessoas em casa.<...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 9.2.2021 | 8h37
 
Luto

Morre o senador José Maranhão, vítima de Covid-19

 

Morre o senador José Maranhão, vítima de Covid-19

O senador José Maranhão (MDB-PB) morreu na noite de ontem (8), por complicações decorrentes da Covid-19. O parlamentar tinha 87 anos e era o mais velho do Congresso Nacional. Trata-se do segundo senador que morre vítima do novo coronavírus. Em outubro do ano passado, Arolde de Oliveira (PSD-RJ) morreu aos 83 anos vítima de falência múltipla dos órgãos, após ser infectado pelo vírus. 

Maranhão havia sido infectado no fim de novembro, em João Pessoa (PB), durante o segundo turno das eleições municipais. Uma semana depois, foi transferido para São Paulo para se tratar, onde permaneceu desde então. O corpo do senador será levado para sua terra natal, Araruna (PB), onde será enterrado. Casado com a desembargadora Maria de Fátima Bezerra, deixa três filhos —Maria Alice, Leônidas e Letícia— e dois netos —José Neto e Maria de Fátima. 

O senador foi eleito para seu segundo mandato no Senado em 2014. Já havia sido governador da Paraíba por três vezes, vice-governador, deputado constituinte, deputado federal e deputado estadual. Iniciou sua carreira política em 1955 na Assembleia Legislativa da Paraíba. (Renato Machado/Folha...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 9.2.2021 | 8h12
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia
Folha de S.Paulo: Valorização de ações se torna desafio a investidor;  O Estado de S.Paulo: Congresso quer auxílio fora do teto e sem corte de gasto; O Globo: Petrobras reajusta de novo preço dos combustíveis, com pressão do mercado; Tribuna: Petrobras vende refinaria de Mataripe por RS$ 1,65 bilhão.
 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2021
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set |
2020
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |