Logo
 
Bahia, terça-feira, 29 de setembro de 2020
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 

Enviado: 24.7.2020 | 14h16
 
Salvador

Vazamento em rede distribuidora de água forma chafariz e alaga casas

 

Um enorme vazamento de distribuidora de água potável formou um "chafariz" em uma rua de Periperi, em Salvador, na manhã desta sexta-feira (24). Moradores dizem que casas ficaram alagadas. 

O vazamento começou por volta das 5h50. Segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a rede distribuidora fica da Rua da Prefeitura. Os moradores, no entanto, dizem que a área é do bairro de Praia Grande. As duas localidades fazem divisa.
 
A rua onde o vazamento ocorreu dá acesso a Ladeira da Colombina. Por causa disso, várias casas que estão no nível abaixo da ladeira ficaram alagadas. Havia muita água nos imóveis e galhos de arvóres foram levados com a força da água.
 
Alguns técnicos da Embasa ajudaram os moradores a retiraram os móveis das casas e, muitos deles, perderam tudo que tinham nas residências. "Eu pensei mais em salvar a vida da minha filha, não pensei muito na minha. Ela é o amor da minha vida, foi Jesus que me deu ela, faço tudo por ela. Ela é especial, tem síndrome de down e a água conseguiu abrir a porta da minha casa. Eu tive qu...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 24.7.2020 | 13h55
 
Feira de Santana

Policlínica fecha após 26 funcionários testarem positivo para Covid-19

 

"Toda a região de Feira de Santana apresentou um aumento no número de casos nas últimas semanas e isso reflete também entre os funcionários, que se deslocam todos os dias para suas residências e convivem com outras pessoas. Como, desses 26, a maior parte compõe as equipes de enfermagem e radiologia, o funcionamento da policlínica ficou limitado e o consórcio de saúde da região optou pelo fechamento total da unidade por 14 dias, retornando após o fim da quarentena dos funcionários", explica a coordenadora de gestão regionalizada da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), Joana Molesini.

As policlínicas suspenderam as atividades em toda a Bahia no início da pandemia de Covid-19 como forma de conter o avanço da doença. Por entender que as unidades oferecem serviços essenciais para a população, os Consórcios de Saúde avaliam periodicamente o cenário epidemiológico visando a reabertura.
 
As decisões de reabertura ou não ocorrem nas Assembleias com os prefeitos ou seus representantes. Após a reabertura, como critério de monitoramento, as equipes que atuam nos equipamentos, incluindo agentes de segurança e ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 23.7.2020 | 14h29
 
Brasil

Repórter que apresentou JN é demitida após denunciar assédio

 

Repórter que apresentou JN é demitida após denunciar assédio

A jornalista Ellen Ferreira foi chamada às 8h30 desta quinta-feira (23/7) à sede da Globo em Roraima na expectativa de que voltaria ao trabalho depois de se recuperar da Covid-19, que contraiu no início do mês. Porém, ao chegar lá, foi levada direto à sala de reuniões, onde já estavam prontos os papéis da sua demissão. 

A direção alegou reestruturações para justificar o desligamento. Mas, em entrevista à coluna, Ellen, que apresentou o Jornal Nacional em outubro do ano passado, acredita que o motivo seja outro: um diretor de jornalismo acusado por ela e vários outros funcionários dos mais diversos tipos de assédio.
 
“Edison Castro é um psicopata que já havia passado pelas redações de Goiás, Maranhão e Tocantins. Homofóbico, racista, gordofóbico. Praticava assédio moral e sexual, deixou toda a equipe doente. Uma moça da TV Anhanguera [Goiás] chegou a tentar se matar por causa dele”, afirma Ellen. “Debochava de um repórter que era gay. Chamou o cabelo de uma repórter negra de moita feia”, continua.
 
 
Separador

Enviado: 23.7.2020 | 13h54
 
Brasil

Seguro-desemprego poderá ser recebido em conta a partir desta sexta

 

A partir de amanhã (24), o trabalhador poderá solicitar o seguro-desemprego e informar dados da conta bancária de sua titularidade e preferência para receber o benefício. A nova possibilidade de pagamento abrange o seguro-desemprego nas modalidades formal, bolsa de qualificação profissional, empregado doméstico e trabalhador resgatado.

Para solicitar o benefício na conta bancária própria, o trabalhador precisará informar, no ato da solicitação do benefício, o tipo de conta (corrente ou poupança), o número e o nome do banco, o número da agência com o respectivo dígito verificador (DV), e o número da conta de titularidade do trabalhador com DV.

A Secretaria de Trabalho, do Ministério da Economia, destaca que não devem ser informados dados de contas salários, pois nessas somente podem ser feitos depósitos e transferências de empregadores cadastrados, segundo normas estabelecidas pelo Banco Central.

A solicitação do seguro-desemprego pode ser feita no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou no Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 23.7.2020 | 12h47
 
Pandemia

Senado vota nesta MP que flexibiliza o ano escolar

 

Senado vota nesta MP que flexibiliza o ano escolar

Em razão da pandemia do coronavírus, a medida provisória (MP) que desobriga as instituições de ensinos da educação básica e as universidades do cumprimento da quantidade mínima de dias letivos é votada hoje (23), pelo Senado. A matéria será o único item na pauta de hoje.

O texto que foi aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 7 de julho, e agora será votado pelo Senado, estabelece que escolas no ensino infantil serão dispensadas a ter que cumprir 200 dias letivos com a carga mínima de 800 horas, determinado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, além disso, também vale para o ensino superior, desde que seja respeitados os conteúdos essenciais e as grades curriculares.
 
Contudo, o texto não se aplica para o ensino médio e fundamental, que terão que cumprir a carga, porém, devido ao cenário da pandemia, com flexibilização de distribuir em menos de 200 dias letivos.
 
Separador

Enviado: 22.7.2020 | 14h41
 
Bahia

Médico Elsimar Coutinho segue internado em Hospital de Salvador

 

Médico Elsimar Coutinho segue internado em Hospital de Salvador

O médico baiano Elsimar Coutinho, de 90 anos, segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Aliança, em Salvador. Segundo o boletim de saúde, divulgado pela unidade na manhã de hoje (22), o ginecologista permaneceu sob ventilação artificial durante as últimas 24h. Ainda de acordo com o texto, Elsimar apresenta disfunção pulmonar e renal. Internado na última segunda (20), com Covid-19, médico está sob os cuidados do infectologista Roberto Badaró, do corpo clínico externo do Hospital.

 
Separador

Enviado: 22.7.2020 | 14h24
 
Sapeaçu

Moradores são surpreendidos com fechamento de serviços essenciais

 

A prefeitura de Sapeaçu adota o lockdown a partir de hoje (22), inclusive com o fechamento dos serviços considerados essenciais, como forma de combater o avanço da Covid-19. A medida será válida por sete dias.

Conforme o documento, estão proibidos de funcionar até o 29 de julho estabelecimentos como feiras, supermercados, açougue, revendedores de água mineral, laboratórios particulares, clínicas veterinárias, granjas, instituições bancárias, mercados de alimentos, produtos agropecuários e lojas de produtos de higiene pessoal.
 
Por meio de publicidade veiculada em rádios locais, o prefeito da cidade, George Góis (DEM), recomendou que a população se abastecesse para enfrentar o período, uma vez que será permitido apenas o funcionamento de farmácias, serviços funerários e delivery de gás.
 
As medidas mais severas deixaram os moradores apreensivos e revoltaram comerciantes, que afirmam ter estranhado o fechamento de serviços considerados essenciais.
 
Segundo o &uacu...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 22.7.2020 | 13h04
 
#Pandemia

Homem escala hospital para dar adeus à mãe, com Covid-19

 

Homem escala hospital para dar adeus à mãe, com Covid-19

Um homem em Hebron, na Cisjordânia, comoveu o mundo com a sua história de amor pela mãe. Sem poder estar perto dela devido aos protocolos de segurança da covid-19 Jihad Al-Suwaiti escalava as paredes do hospital onde ela estava internada para poder lhe fazer companhia pela janela em seus momentos finais. 

Aos 73 anos, Rasmi Suwaiti, lutava contra a leucemia e acabou morrendo cinco dias depois de ser infectada pelo novo coronavírus. Em entrevista ao site Mirror, um porta-voz dos hospital contou que até o falecimento, Jihad subia todos os dias, agarrando-se pelos canos, para ver a mãe no segundo andar. "Ele passava a maior parte dos dias lá, observando as condições da mãe, e só descia quando tinha certeza de que a mãe havia adormecido”, afirmou.
 
Segundo um irmão de Jihad, o jovem era bastante apegado a mãe. A escalada de despedida da mãe ocorreu no dia 16 de julho, quando sua imagem na janela acabou viralizando no Twitter. “Ele era muito ligado à nossa mãe, especialmente após a morte de nosso pai, há 15 anos”, contou o irmão dele.
 
Separador

Enviado: 21.7.2020 | 20h20
 
#FiqueEmCasa

Feira de Santana registra 193 novos casos da Covid-19

 

Feira de Santana registra 193 novos casos da Covid-19

Feira de Santana já registrou 6.206 casos da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, número alcançado após as autoridades de saúde do município relatarem 193 novos casos.

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registra 6.064 casos e 91 aguardam validação das autoridades de saúde do município. Todos os casos positivos divulgados para Feira de Santana foram confirmados pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen) e laboratórios particulares. 
 
Os pacientes considerados recuperados são 3.560, com 144 novos recuperados relatados nesta terça-feira (21), sendo duas altas hospitalares. Estão hospitalizadas um total de 69 pessoas, com cinco internações comunicadas nesta terça-feira (21). De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 2.463 pacientes estão em isolamento domiciliar. São 2.532 casos ativos da Covid-19 em Feira de Santana. 
 
Com relação aos óbitos, as autoridades de saúde confirmam cento e quatorze mortes de pessoas residentes em Feira de Santana, em decorrência de complicaçõe...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 21.7.2020 | 18h26
 
Salvador

Justiça determina prisão preventiva de suspeito de provocar queda de médica de 5º andar

 

Justiça determina prisão preventiva de suspeito de provocar queda de médica de 5º andar

A Justiça converteu em preventiva a prisão do companheiro da médica que caiu do quinto andar de um prédio no bairro de Armação, em Salvador, ontem (20), um dia após ele ser preso em flagrante, por tentativa de feminícidio. Também nesta terça, a família disse que o estado da mulher é considerado gravíssimo. Ela está internada no Hospital Geral do Estado (HGE), onde passou por cirurgia. 

Segundo a Justiça, a conversão da prisão para preventiva ocorreu, entre outros motivos, para manter a ordem pública, além de prevenir possível perigo gerado pelo "estado de liberdade do imputado".
 
A decisão pontuou ainda que durante o interrogatório, o homem, que também é médico, não revelou detalhes concretos de uma possível tentativa de suicídio por parte da vítima e fez uma "narrativa desconexa, evasiva e sem conteúdo". E que o interrogatório está recheado de faltas de justificativas e relatos da dinâmica do casal.
 
Além disso, a decisão ainda revelou que, apesar de dizer que era...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 21.7.2020 | 16h17
 
Brasil

Caixa suspende contas digitais por suspeita de fraude

 

Caixa suspende contas digitais por suspeita de fraude

Nesta terça-feira (21), o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Pedro Guimarães, afirmou que "centenas de milhares" de contas poupança digital do banco, movimentadas pelo Caixa Tem e usadas para o crédito do Auxílio Emergencial, foram suspensas por suspeita de fraude. 

Apesar da ação, os beneficiários podem pedir revisão do processo. De acordo com o executivo, as pessoas que tiveram a conta bloqueada terão que comparecer a uma agência da Caixa e comprovar sua identidade. "Quando a pessoa vai à agência e mostra que é ela mesma, nós liberamos rapidamente. Se ela não for, ficará sim bloqueado, porque essa questão de fraude nesse momento de pandemia é inaceitável", disse.
 
Guimarães apontou que a origem de fraude se deu no início dos cadastramentos do Auxílio Emergencial. De acordo com ele, como muitas pessoas não possuíam celular, a Caixa permitiu que um celular abrisse mais de uma conta, o que foi o "cerne da fraude". "Temos as provas de que a grande maioria foram utilizadas por hackers. Mas algumas pessoas são pessoas honestas que foram penalizadas", afirmou.
 
Separador

Enviado: 20.7.2020 | 17h28
 
Saúde

Clínica Insemina vai oferecer teleconsulta on-line gratuita a 60 casais inférteis no mês de agosto

 

Em homenagem ao Dia dos Pais, a Insemina, clínica especializada em reprodução assistida, vai oferecer durante o mês de agosto teleconsulta gratuita a sessenta casais com dificuldade para ter filhos. O foco do atendimento é o aconselhamento reprodutivo visando prestar assistência e acolhimento para casais que tiveram que adiar os tratamentos de infertilidade em função da pandemia.

O atendimento on-line, dentro do limite de vagas, será realizado mediante agendamento prévio pelo telefone (71) 3012-3010. As teleconsultas para orientação serão realizadas com hora marcada, através de aplicativo especifico, e os casais poderão tirar suas dúvidas diretamente com os especialistas da clínica.

“Durante a consulta on-line, os pacientes vão poder esclarecer suas dúvidas com especialistas da área de medicina reprodutiva e vão obter orientação individualizada e adequada para cada caso”, explica o médico Joaquim Lopes, especialista em Reprodução Humana e diretor da Insemina.

A orientação é que os tratamentos de reprodução assistida sejam adiados até que a pandemia esteja controlada. No entanto, há casos espec&iacut...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 20.7.2020 | 15h29
 
Campeonato do Nordeste

Retomada do futebol terá 21 jogos esta semana

 

Retomada do futebol terá 21 jogos esta semana

Na terça-feira (21), às 20hs, no Estádio Manoel Barradas (Barradão), o embate entre Fortaleza (CE) x América (RN) marcará o retorno do futebol à Bahia após a parada em março provocada pela pandemia de Covid-19. A partida vale pela última rodada da primeira fase da Copa do Nordeste. Outros 20 jogos acontecem durante a semana. 

No dia seguinte, seis jogos decidem o futuro dos times no Nordestão, todos a partir das 20hs. Bahia x Náutico-PE se enfrentam em Pituaçu, enquanto Botafogo-PB x Vitória jogam no Joia da Princesa (Feira de Santana).  
 
CRB-AL x Ceará-CE (Barradão), Sport-PE x Confiança-SE (Arena Cajueiro-Feira de Sananta), ABC-RN x CSA-AL (CT de Praia do Forte) e River-PI x Santa Cruz-PE (Valfredão-Riachão do Jacuipe) completam a rodada. A Bahia sediará toda a fase final do torneio.  
 
A competição regional terá mais quatro partidas no sábado, pela segunda fase, sem estádios e horários definidos. Fortaleza e Bahia já estão classificados. Botafogo, Sport, ABC e CRB disputam as duas outras vagas do grupo A. Confian...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 20.7.2020 | 15h00
 
Brasil

Prefeito e presidente da Câmara saem sem máscara

 

Prefeito e presidente da Câmara saem sem máscara

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e o presidente da Câmara da cidade, Mauro Freitas, foram à Salinas, uma praia do Pará, sem máscara, ontem (19). Os dois estavam acompanhados do deputado Cássio Andrade, do PSB do Pará, e pré-candidato à prefeitura, além do vereador Fabrício Gama, do PMN.

Uma imagem enviada à coluna mostra o grupo reunido perto de carros, conversando sem máscara e sem manter o distanciamento social. Numa publicação numa rede social, o prefeito afirmou que estava na região para fazer vistoria em obras. Só não explicou por que estava sem máscara nem camisa. (O Globo)
 
Separador

Enviado: 20.7.2020 | 14h25
 
Ciência

Cientistas descobrem mecanismo capaz de bloquear zika em camundongos e evitar microcefalia

 

Cientistas descobrem mecanismo capaz de bloquear zika em camundongos e evitar microcefalia

Cientistas de Brasil, Argentina e Estados Unidos identificaram o mecanismo de ataque do vírus da zika aos fetos e conseguiram bloquear a ação do vírus em camundongos, protegendo-os, portanto, contra a microcefalia. O estudo foi publicado hoje (20) na revista “Nature Neuroscience”. 

Há 4 anos, o grupo já tinha encontrado as evidências de que o zika causa a microcefalia. O imunologista brasileiro Jean Pierre Schatzmann Peron e sua equipe, do Instituto de Biociências (ICB) da Universidade de São Paulo e da Plataforma Pasteur-USP, também publicaram em 2016 um artigo na “Nature” que relacionava o vírus à malformação dos bebês.
 
Eles seguiram com as pesquisas, e passaram a trabalhar em colaboração com a Universidade Harvard e a Universidade de Buenos Aires. Outros cientistas do ICB, como a pesquisadora Carolina Demarqui Munhoz, também entraram para o grupo. “Ao invadir as células do hospedeiro, o zika consegue desligar a produção de duas substâncias usadas pelo sistema imune para combater infecções virais: o interferon do tipo 1 e a proteína da leucemia promielocítica (PML),” explica Peron.
 
Separador

Enviado: 20.7.2020 | 13h50
 
#FiqueEmCasa

Vacina contra Covid da China é segura e induz resposta imune

 

Vacina contra Covid da China é segura e induz resposta imune

Pesquisadores anunciaram, hoje (20), que a vacina contra a Covid-19 da chinesa CanSino Biologics é segura e induz resposta imune, apontam testes preliminares feitos na cidade de Wuhan, epicentro inicial da pandemia do coronavírus. Os resultados foram publicados na revista científica The Lancet.

O objetivo principal do estudo foi avaliar a resposta imune e a segurança para determinar a dose mais adequada para a fase 3, última dos testes. Os voluntários que desenvolveram resposta imune ainda não foram expostos ao vírus Sars-Cov-2, o novo coronavírus, para checar se a imunidade previne contra a Covid-19.
 
Cientistas chineses chegaram à fase clínica de testes – ensaios em humanos – em outras vacinas. Além desta produzida pela CanSino Biologics em colaboração com militares, há uma feita pela Sinovac, que será testada no Brasil, e outras duas desenvolvidas pela estatal China National Biotec.
 
Outra hipótese contra a qual todos os pesquisadores lutam é a de que uma vacina efetiva e segura nunca seja encontrada. O vírus do HIV, que causa a Aids, é conhecido há cerca de 30 anos, ma...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 20.7.2020 | 12h39
 
#Homenagem
 

Bons amigos: Nada é mais saudável que isso!

 
Bons amigos: Nada é mais saudável que isso!
 
Separador

Enviado: 19.7.2020 | 17h37
 
Feira de Santana

Carlos Geilson já está em casa

 

Carlos Geilson já teve alta médica. Ele foi liberado do Hospital da Bahia no início da tarde deste domingo (19). Geilson esteve internado após testar positivo para Covid-19. A recomendação médica para os próximos dias é permanecer em isolamento social, cumprindo o período  de quarentena. A família volta a agradecer todas as manifestações de carinho e solidariedade.

 
Separador

Enviado: 19.7.2020 | 10h10
 
Bahia

Advogado é preso após ser flagrado com maconha em porta-malas

 

Advogado é preso após ser flagrado com maconha em porta-malas

Um advogado e uma mulher foram detidos após serem flagrados com 21 kg de maconha, escondida no porta-malas de um carro, em Camaçari - Região  Metropolitana de Salvador. Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o casal foi flagrado por equipes da Companhia Tática Ostensiva do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), na BA-099. De acordo com o comandante da Companhia, capitão Jéferson da Hora, a dupla foi conduzida à 26ª Delegacia Territorial de Abrantes. Na unidade, o homem apresentou uma carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). De acordo com o promotor Pablo Jacobina, o advogado teve a sua prisão em flagrante convertida em preventiva.

 
Separador

Enviado: 17.7.2020 | 17h50
 
Mundo

Rainha quebra isolamento e dá título a veterano que arrecadou R$ 218 milhões

 

Rainha quebra isolamento e dá título a veterano que arrecadou R$ 218 milhões

A rainha Elizabeth II concedeu formalmente um título de "sir" ao capitão Tom Moore nesta sexta-feira (17), com reconhecimento ao homem de cem anos por ajudar a melhorar o espírito dos britânicos durante a pandemia e ajudar em campanhas para arrecadar dinheiro para os profissionais da saúde.

Moore, veterano da Segunda Guerra, deu voltas em torno de seu quintal e disse que completaria 100 vezes o circuito se as pessoas doassem dinheiro para a saúde pública de seu pais. Deu certo: foram arrecadados 33 milhões de libras (R$ 218 milhões).Em uma investidura ao ar livre no castelo de Windsor, a rainha, de 94 anos, sorriu ao encostar com uma espada nos ombros de Moore --a arma pertenceu ao pai dela, George VI.
 
Em 6 de abril, o então "capitão Tom" - mais tarde nomeado coronel honorário - se propôs a arrecadar 1.000 libras para associações vinculadas ao serviço público de saúde britânico, o NHS.
 
Ele criou a meta de caminhar, com a ajuda de seu andador, cem vezes os 25 metros do seu jardim como forma de prestar homenagem aos profissionais da saúde que o curaram do câncer e de uma fr...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2020
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set |
2019
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |