Logo
 
Bahia, domingo, 9 de agosto de 2020
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 

Enviado: 23.4.2020 | 9h23
 
Brasil, Bahia

Construção da ponte Salvador-Itaparica poderá ser suspensa por conta da queda de arrecadação

 

Com a arrecadação menor por causa da pandemia do coronavírus uma saída que o governo baiano precisa avaliar é o abandono do projeto de construção da ponte Salvador-Itaparica. Além da pouca disponibilidade de recursos próprios, que precisam ser dirigidos a áreas essenciais e para o enfrentamento da crise, o projeto deve ser imensamente afetado pela situação da China, berço da pandemia, onde Leão foi buscar as construtoras para tocar o projeto de ligação entre a Ilha de Itaparica e a capital.

O questionamento ao empreendimento e a outros em discussão pelo governo cujo retorno econômico para a sociedade é difuso e de longo prazo entrou na pauta do debate público na Bahia depois de uma reunião que, a pedido do governador Rui Costa (PT), foi realizada ontem com chefes do Legislativo, do Judiciário e do Ministério Público.
 
Como fonte financiadora do seu e dos demais Poderes, Rui está preocupado com a perspectiva de, a se estender o quadro de quarentena, a arrecadação do Estado cair até R$ 3 bi em agosto, o que representará um grande golpe para as finanças estaduais, dificultando sua capacidade de custeio e, ainda m...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 22.4.2020 | 14h07
 
#FiqueEmCasa
 

O Brasil nos ensinou que jamais devemos desistir!

 
O Brasil nos ensinou que jamais devemos desistir!
 
Separador

Enviado: 22.4.2020 | 13h34
 
Brasil

Consumo de bebidas alcoólicas aumenta fragilidade em meio ao coronavírus

 

Ficar em casa, sem ter contatos com familiares e amigos, sem ir ao trabalho ou a shows e eventos e sem saber quando tudo isso vai passar gera ansiedade, solidão, falta de perspectiva e medo. Estes são sentimentos tidos como gatilhos para o aumento do consumo de bebidas alcoólicas, segundo alertam especialistas ouvidos pela Folha de S.Paulo.Não só a quantidade mas também a frequência do consumo devem ser observadas para evitar exageros que possam fragilizar o sistema imunológico, um dos principais riscos à saúde em meio à pandemia do novo coronavírus.

Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que os governos limitem a venda de bebidas durante a quarentena. Em artigo publicado no site da entidade, o álcool, o tabaco e outras drogas são chamados de estratégias inúteis para o enfrentamento do isolamento.
 
"O álcool tem um efeito temporário e depois o estresse aumenta e é preciso beber novamente", afirma Ricardo Abrantes do Amaral, médico psiquiatra e professor colaborador do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.
 
Separador

Enviado: 22.4.2020 | 12h52
 
Pandemia

ET de Varginha ganha máscara em campanha contra o coronavírus

 

ET de Varginha ganha máscara em campanha contra o coronavírus

O famoso ET de Varginha (MG) ganhou uma máscara no rosto nas diversas estátuas espalhadas pela cidade do Sul de Minas. A ideia foi usar o personagem na campanha de combate ao coronavírus.

As pinturas das máscaras brancas começaram nesta quarta-feira (22) nas estátuas presentes em praças da cidade. O artista Gleiber Piva, da Secretaria Municipal de Turismo, foi responsável pelo trabalho ao longo da manhã.A ideia, segundo a prefeitura, foi de um médico da cidade e teve a intenção de reforçar a importância do uso de máscaras pelos moradores. Desde segunda-feira (20), o governo municipal autorizou a reabertura do comércio. No entanto, uma das exigências é que clientes, funcionários e usuários do transporte público usem a máscara de forma obrigatória.
 
Marcada pela história do ET de Varginha, após acontecimentos relatados por moradores em janeiro de 1996, a cidade tem marcas do personagem. Além das estátuas, uma nave espacial chama atenção de visitantes, como registro da história do ET.
 
Separador

Enviado: 22.4.2020 | 11h55
 
Brasil

Arrecadação federal começa a sentir efeito do coronavírus e cai 3,3% em março

 

O primeiros efeitos da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus começam a aparecer nos dados oficiais do governo. A arrecadação federal de março, mês em que foram iniciadas as medidas que restringem atividades, caiu 3,3%, já descontada a inflação.

No mês, a receita total do governo com tributos ficou em R$ 109,7 bilhões. O resultado é o menor para o período em dez anos. Em janeiro, a arrecadação havia registrado alta de 4,7% acima da inflação, melhor dado para o mês da série histórica da Receita.
 
O crescimento foi interrompido em fevereiro, quando houve recuo real de 2,7% em relação ao mês equivalente de 2019. O governo argumenta, porém, que o resultado daquele mês foi bom, apenas apresentando um recuo percentual porque fevereiro do ano passado havia registrado a maior arrecadação para o mês da história, distorcendo a base de comparação.
 
Em fevereiro, as contas do governo ainda não sentiam o impacto da crise. As primeiras medidas de restrição de circulação de pessoas e fechame...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 22.4.2020 | 6h36
 
Brasil, Bahia

Manchetes do dia

 

Manchetes do dia

A Tarde: Salvador terá 700 novas vagas de UTI para Covid-19; Correio: Cajazeiras é líder em quebra de isolamento; Folha de S.Paulo: STF autoriza apuração de ato pró-golpe a que foi Bolsonaro; O Estado de S.Paulo: Governo entrega aos Estados apenas 2,5 milhões de testes; O Globo: STF investiga organização de atos contra democracia.

 
Separador
Enviado: 21.4.2020 | 13h58
 
#FiqueEmCasa
 

A luta agora é pela vida!

 
A luta agora é pela vida!
 
Separador

Enviado: 21.4.2020 | 13h41
 
Pandemia

Bahia registra 36 novos casos e mais uma morte por coronavírus

 

Bahia registra 36 novos casos e mais uma morte por coronavírus

A Bahia registrou, nas últimas horas, mais 36 novos casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) na noite de ontem. O número total de infectados é de 1.377; o estado contabiliza 47 mortes.

Segundo informações da Sesab, o 47º óbito ocorreu no dia 15 de abril. A paciente era uma mulher de 60 anos, com doenças preexistentes, que estava internada em um hospital público em Salvador. Ela morava na capital baiana.
 
Das 47 mortes na Bahia, 23 ocorreram em Salvador. As outras 24 estão distribuídas entre Adustina (1); Araci (1); Belmonte (1); Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (3); Ipiaú (1); Itabuna (1); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro; Uruçuca (2); Utinga (1); Vitória da Conquista (1).
 
Ao todo, 351 pessoas estão recuperadas e 158 encontram-se internadas, sendo 64 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Até o momento, 5.357 casos foram descartados. Os casos confirmados estão distribuídos em 98 ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 21.4.2020 | 12h58
 
Feira de Santana

Prefeitura publica decreto autorizando lojas do comércio com até 200 m² voltar a funcionar

 

A prefeitura de Feira de Santana 0 Região Centro Norte Baiana - decretou que as lojas do comércio e de serviços que tenham até 200 m² de área podem voltar a funcionar a partir de hoje (21). O anúncio ocorreu na noite de ontem (20) após reunião entre Colbert e secretários municipais para debater o assunto. A medida já foi publicada em edição extra do Diário Oficial do município.

"Após reunião com a equipe de secretários, decidimos por ampliar a flexibilização do decreto municipal, entendendo que neste momento temos um cenário de maior controle da pandemia em nossa cidade. Ficou decidido que a partir de amanhã, serão reabertas lojas com áreas de até 200 m²", escreveu o prefeito Colbert Martins nas redes sociais.
 
O prefeito ressaltou que as lojas deverão seguir todas as orientações de segurança e disse que os demais estabelecimentos, assim como instituições de ensino, continuam fechados.
 
"As lojas deverão adotar todos os protocolos de enfrentamento ao coronavírus. Estaremos analisando ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 21.4.2020 | 9h14
 
#FiqueEmCasa
 

Aproveite bastante esse feriado, mas fique em casa! E é claro, aproveite para refletir sobre tudo.

 
Aproveite bastante esse feriado, mas fique em casa! E é claro, aproveite para refletir sobre tudo.
 
Separador

Enviado: 20.4.2020 | 14h03
 
Bahia

Sesab oferece acolhimento psicológico gratuito a profissionais da saúde

 

Os profissionais estaduais de saúde que atuam diretamente no combate ao novo coronavírus terão direito a acolhimento psicológico gratuito por telefone ou via internet. A medida foi tomada pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), para garantir a saúde mental dos servidores em meio à pandemia de Covid-19.

Por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador da Sesab (Pais), a secretaria oferece atendimento pelo telefone e pela internet, onde é possível fazer atividades de relaxamento, Reiki à distância e práticas integrativas, como consciência corporal e meditação. 

Para acessar o serviço, é preciso fazer um cadastro via Serviço Integrado de Saúde do Trabalhador (Siast), pelo RH da Sesab ou por meio do número (71) 3103 6144.
 
Os profissionais de saúde serão avaliados e, caso apresentem sinais de que podem precisar de um cuidado maior, serão encaminhados ao atendimento psiquiátrico, como explica Ana Cláudia Caldas. "Aqueles profissionais nos quais identifi
 
Separador

Enviado: 20.4.2020 | 13h40
 
Saúde

Acabar com a epidemia vai exigir esforço contínuo, diz OMS

 

Acabar com a epidemia vai exigir esforço contínuo, diz OMS

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, reforçou nesta segunda-feira (20) que o relaxamento de medidas de isolamento social ou quarentena não significa o fim da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Tedros também falou do uso de testes rápidos, que detectam os anticorpos para o novo coronavírus, para determinar quem já foi infectado e tem imunidade à doença. Alguns países planejam usá-los – ou já começaram, como a Alemanha – para estudar formas de suspender medidas de quarentena ou distanciamento social. "Nós damos as boas vindas ao desenvolvimento acelerado e à validação de testes para detectar anticorpos para a Covid-19 – nos ajudando a entender a extensão da infecção na população", disse Tedros.

"Dados iniciais de alguns desses estudos sugerem que uma percentagem relativamente pequena da população pode ter sido infectada, mesmo em regiões muito atingidas. Apesar de testes de anticorpos serem importantes para saber quem foi infectado, testes que acham o vírus são uma ferramenta fundamental para achar casos ativamente, diagnóstico, isolamento e tratamen...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 20.4.2020 | 8h41
 
Pandemia

Bahia contabiliza 1249 de infectados pelo coronavírus e 45 mortes

 

A Bahia registrou, nas últimas horas, mais 19 novos casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado na noite deste domingo (19). O número total de infectados é de 1249.

A Sesab também confirmou a 45ª morte de paciente com a Covid-19 no estado. Os óbitos foram registrados nos municípios de Adustina (1); Araci (1); Belmonte (1); Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (2); Ipiaú (1); Itabuna (1); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos é residente do Rio de Janeiro; Salvador (22); Uruçuca (2); Utinga (1); Vitória da Conquista (1). 

Os dois últimos óbitos foram de registrados em Salvador. No primeiro caso, trata-se de um homem de 80 anos, que faleceu no dia 17 e teve a confirmação de Covid-19 no dia 18. O segundo registro é de uma mulher de 82 anos, que apresentava comorbidades.
 
A Secretaria também corrigiu um erro cometido na contabilização dos casos. Segundo o órgão, o paciente registrado como 41º óbito do estado era, na verdade, o mesmo caso da 27ª morte, que ha...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 18.4.2020 | 11h42
 
Em tempos

Casal oficializa união na Bahia através de vídeo chamada e transmite celebração em rede social

 

Casal oficializa união na Bahia através de vídeo chamada e transmite celebração em rede social

Em meio a centenas de casos suspeitos de coronavírus no Brasil, que aumentam dia a dia, um casal de noivos que iria realizar uma festa na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, precisou mudar o planejamento do tão esperado dia do "sim" perante o público e improvisar um casamento virtual. 

André Araújo e Sheilla Santos se conheceram há um ano e um mês em um grupo de igreja. A cerimônia aconteceu na tarde de ontem (17) e foi transmitida para quase 200 pessoas no Instagram. Segundo Sheila, o casal pensou em várias alternativas para realizar a cerimônia de forma presencial, mas não encontrou uma solução.
 
"A gente pensou em restringir o número de convidados, mas a gente queria que todas as pessoas que a gente havia convidado fossem [para o casamento]. Aí há uma semana, nossos amigos nos pressionaram e perguntaram por que a gente não casava à distância", disse a noiva.
 
A proposta foi levada para o pastor da Igreja Batista Memorial de Ilhéus, Abraão Silva, que, apesar do susto inicial, foi o responsável por comandar o casamento de Sheila e André.O casa...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 18.4.2020 | 9h28
 
Saúde

Bahia tem 129 novos casos e nº de pessoas contaminadas com Covid-19 sobe para 1193

 

Bahia tem 129 novos casos e nº de pessoas contaminadas com Covid-19 sobe para 1193

A Bahia registrou nas últimas horas 129 novos casos de coronavírus, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado na manhã deste sábado (18). O número total de infectados é de 1193. Ainda na manhã deste sábado, o órgão já tinha anunciado a 37ª morte no estado.

Segundo a Sesab, 18 mortes ocorreram em Salvador (18). As outras 19 estão distribuídas entre Lauro de Freitas (5), Gongogi (1), Itapetinga (1), Utinga (1), Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (2), Ilhéus (2), Belmonte (1), Vitória da Conquista (1) e Itapé (1), Juazeiro (1).
 
Dos casos confirmados, 157 são de profissionais de saúde. Ao todo, 289 pessoas estão recuperadas e 148 encontram-se internadas, sendo 52 em UTI. Os dados contabilizam todos os registros de janeiro até as 11 horas deste sábado e representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.
 
Um novo boletim com a descrição detalhada do local de ocorr&e...

Ler notícia na íntegra

 
Separador
Enviado: 17.4.2020 | 13h41
 
#FiqueEmCasa
 

A luta agora é pela vida!

 
A luta agora é pela vida!
 
Separador

Enviado: 17.4.2020 | 11h43
 
Educação

Encerra hoje solicitação de isenção da taxa de inscrição no ENEM 2020

 

Os interessados em fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 têm até as 23h59  de hoje (17), para pedir a isenção de pagamento da taxa de inscrição. A solicitação é realizada, exclusivamente, por meio da plataforma virtual Página do Participante, dentro do site do Enem . O procedimento não garante a participação no exame. As inscrições devem ser realizadas de 11 a 22 de maio.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela aplicação do Enem, o participante habilitado para a isenção em 2019 que não compareceu aos dois dias de exame deve comprovar o motivo da ausência para pedir nova gratuidade neste ano. O processo também deve ser realizado pela Página do Participante.

Tem direito à isenção da taxa de inscrição quem: cursar a última série do ensino médio em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; tiver cursado todo o ensino médio em escolas públi...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 16.4.2020 | 22h30
 
Brasil

Novo ministro da Saúde diz ter alinhamento completo com Bolsonaro

 

Novo ministro da Saúde diz ter alinhamento completo com Bolsonaro

 O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou hoje (16) que não haverá uma "definição brusca" em relação às orientações sobre o isolamento social. Teich deu a declaração em um pronunciamento no Palácio do Planalto ao lado do presidente Jair Bolsonaro.O isolamento social é uma das medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o enfrentamento da pandemia do coronavírus.

O antecessor de Teich, Luiz Henrique Mandetta, demitido nesta quinta, defende o isolamento. Bolsonaro, por sua vez, quer o fim do "confinamento em massa" e a reabertura do comércio, de lotéricas e de igrejas.

"A parte do distanciamento e do isolamento, o que acontece? Não vai haver qualquer definição brusca, radical, do que vai acontecer. O que é fundamental hoje? Que a gente tenha informação cada vez maior sobre o que acontece com as pessoas com cada ação que é tomada. Como a gente tem pouca informação, como é tudo muito confuso, a gente começa a tratar ideia como se fosse fato e começa a trabalhar cada decisão como se fosse um tudo ou nada e não é nada disso", afirmou.

 
Separador
Enviado: 16.4.2020 | 14h10
 
#FiqueEmCasa
 

A luta agora é pela vida!

 
A luta agora é pela vida!
 
Separador

Enviado: 16.4.2020 | 13h56
 
Coronavírus

Bahia registra 32ª morte pela Covid-19

 

Nesta quinta-feira (16), a Bahia registrou a 32ª morte de paciente diagnosticado com o coronavírus. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a paciente tinha 74 anos, era moradora de Salvador e estava internada hospital particular na capital baiana.

Ainda segundo a Sesab, a paciente morreu no mesmo dia que deu entrada no hospital, na quarta-feira (15). A confirmação da causa da morte atrelada a doença, no entanto, só foi confirmada nesta quinta. Ela tinha histórico de doença cardiovascular.

A Bahia registrou nas últimas horas 67 novos casos de coronavírus e chegou a 951 pessoas contaminadas com a doença, segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (sesab) no início da tarde desta quinta-feira (16). O número de mortes subiu para 31, com três novos óbitos desde a divulgação do boletim da última quarta-feira (15), que contabilizava 28 mortos.
 
 

 

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2020
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago |
2019
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |