Logo
 
Bahia, sábado, 26 de setembro de 2020
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 

Enviado: 24.5.2019 | 8h01
 
Feira de Santana

Confira a programação do São João e São Pedro em Feira de Santana

 

Confira a programação do São João e São Pedro em Feira de Santana

A prefeitura de Feira de Santana divulgou na tarde de ontem (23) a programação dos festejos juninos nos distritos da cidade. O São João será realizado nos dias 22 e 23 de junho em Maria Quitéria e Tiquaruçu e o São Pedro nos dias 28 e 29 de junho nos distritos de Humildes, Bonfim de Feira e Jaíba. O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, informou que um dia de festa foi cortado para o São João de Maria Quitéria e um dia cortado no São Pedro de Humildes, com o intuito de economizar. “Tiramos o dia 21 de São José e o dia 27 do São Pedro. isso vai proporcionar uma economia de 600 mil reais em atrações. Juntando tudo, vamos ter uma economia de mais de 700 mil reais. Isso não vai tirar o brilho da festa, principalmente para quem gosta de forró”, afirmou Edson, enfatizando que o forrozeiro Adelmário Coelho, foi a atração mais cara e custou 90 mil reais.

São João Maria Quitéria

Dia 22

Meninos de Seu Zé

Cezinha dos Olhos D’água

Genival Lacerda

Canidé

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 24.5.2019 | 7h33
 
Celebridade

Ivete Sangalo vira desenho animado em clipe do Mundo Bita

 

Ivete Sangalo vira desenho animado em clipe do Mundo Bita

Ivete Sangalo vai virar personagem de desenho animado no clipe Nessa Dança, do canal infantil de YouTube Mundo Bita. O lançamento faz parte da temporada Bita e o Circo, que estreia em 7 de junho deste ano. Na animação, a cantora solta a voz e contracena com a mulher-elástico Lili, o Bita e as bailarinas Nina e Mia. Além disso, os personagens Lila, Dan e Tito vão mostrar como é prazeroso aprender a dançar e deixar o corpo seguir a música. "O clipe trata da beleza que é a dança em nossas vidas e a importância de estimular a criança a embarcar nas melodias e libertar todo o potencial criativo", afirma Chaps Melo, que é compositor e um dos criadores da atração. Outras personalidades já estrelaram no Mundo Bita: Milton Nascimento deu voz e tornou-se personagem no clipe Trem das Estações, Vanessa da Mata cantou Mãe Música e Lulu Santos estrelou a música Como Uma Onda no projeto Rádio Bita.

 
Separador

Enviado: 24.5.2019 | 7h00
 
Brasil

Manchetes do Dia

 

Manchetes do Dia

A Tarde: Trânsito fere cerca de 80 mil baianos em dez anos; Correio*: Confira onde estão as vagas do Sisu na Bahia; Tribuna da Bahia: EUA apoiam entrada do Brasil na OCDE; Estadão: Governo quer ser dono de imóveis do Minha Casa; Folha de S. Paulo: Votação expõe racha na articulação de Bolsonaro e risco para futuro de MP; O Globo: Regra especial beneficia hoje 56% dos servidores estaduais.

 
Separador

Enviado: 23.5.2019 | 19h25
 
Famosos

Sasha lança linha de joias e Xuxa elogia: A mãe fica boba, né?

 

Sasha lança linha de joias e Xuxa elogia: A mãe fica boba, né?

Sasha Meneghel está aproveitando as férias na Faculdade de Moda em Nova York para passar um período no Brasil e lançar sua linha de joias em parceria com a HStern, na tarde desta quinta-feira (23). A mãe, Xuxa, o padrasto, Juno, o namorado, Bruno Montaleone, e a melhor amiga, Bruna Marquezine, fizeram questão de prestigiar a modelo e diretora criativa da Sasha Collection em hotel, em Copacabana.

“Estou super orgulhosa dela. A mãe fica como? Boba, né?”, disse Xuxa enquanto Sasha terminava de explicar o processo criativo da coleção que tem como inspiração central o universo e as constelações. “Ela gosta de joias desde pequena. Quanto tinha sete anos me pediu para passar o aniversário em Paris. Chegando lá, como se não bastasse, me pediu uma joia de presente e ficou parada na porta de uma famosa joalheria meia hora antes de ela abrir." 

Durante o coquetel, que também comemorava os 10 anos da linha teen da joalheria, a My Collection, Sasha disse que a primeira coisa que faz quando vem ao Brasil é “agarrar o namorado”. Bruno, claro, retribuiu. “Ela é muito linda. Outro dia, eu disse que não ia conseguir buscá-la no aeroporto por causa de gravação e ela ficou toda t...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 23.5.2019 | 19h08
 
Caso Marielle

PM tentou atrapalhar investigações sobre o assassinato de Marielle

 

PM tentou atrapalhar investigações sobre o assassinato de Marielle
Um relatório da Polícia Federal (PF) da investigação da investigação da morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes aponta um policial militar como responsável por atrapalhar os trabalhos da polícia. 
 
A PF afirma que o policial militar Rodrigo Jorge Ferreira, o Ferreirinha, criou uma história com a finalidade de confundir as autoridades – e aproveitou a trama para se vingar. Ferreirinha é ex-aliado de Orlando Oliveira de Araújo, o Orlando Curicica, a quem acusou de tramar o atentado, ao lado do vereador Marcello Siciliano. Ambos sempre negaram envolvimento. 
 
O atentado completou 14 meses este mês. A Polícia Civil afirma ter prendido os assassinos, o policial militar reformado Ronnie Lessa e o ex-PM Élcio de Queiroz. O inquérito, no entanto, não aponta os mandantes. Dodge pediu que a PF apurasse a conduta de agentes das polícias Civil e Federal no caso após indícios de irregularidades. O relatório tem 600 páginas.
 
Cabe, no entanto, ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) apre...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 23.5.2019 | 18h16
 
Brasil

Judiciário Maioria no STF vota para enquadrar homofobia como crime

 

Judiciário Maioria no STF vota para enquadrar homofobia como crime

 Nesta quinta-feira (23), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para enquadrar a homofobia e a transfobia como crimes de racismo. Até o momento, seis dos 11 ministros votaram nesse sentido. A sessão desta quinta marcou o quinto dia de julgamento sobre a criminalização de condutas discriminatórias contra a comunidade LGBTI. A análise será retomada no dia 5 de junho com os votos de cinco ministros

As ações pedem a criminalização de todas as formas de ofensas, individuais e coletivas, homicídios, agressões e discriminações motivadas pela orientação sexual e/ou identidade de gênero, real ou suposta, da vítima.

O julgamento havia sido interrompido em fevereiro e foi retomado nesta quinta, mesmo depois de o Senado ter avançado em um projeto de lei sobre o tema na quarta (22). Antes da análise do tema ser retomada, nove dos 11 ministros entenderam que o avanço de um projeto no Congresso não significa que não haja omissão do Legislativo sobre o tema.

As ações foram apresentadas pelo PPS e pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT). Elas pedem para que a Corte fixe um prazo para o Con...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 23.5.2019 | 17h44
 
Fatalidade

Doença no coração causou morte modelo em desfile da SPFW

 

Doença no coração causou morte modelo em desfile da SPFW

Uma doença no coração não diagnosticada em vida provocou um edema pulmonar agudo que matou Tales Cotta durante desfile na 47ª São Paulo Fashion Week (SPFW), na Zona Oeste da capital. Essa é a provável causa da morte do modelo de 25 anos, ocorrida no último dia 27 de abril, segundo laudo necroscópico. O documento ainda descarta as presenças de drogas e álcool no organismo do rapaz.

O laudo será levado agora ao 91º Distrito Policial (DP), Ceasa, para ser anexado ao inquérito que investigava morte suspeita a esclarecer. Ainda falta ouvir o depoimento do agente do modelo para depois concluir a investigação e enviá-la à Justiça. Mas como, até este momento, não há indícios de crime, o mais provável é o que o caso seja considerado uma fatalidade e arquivado.

Segundo cópia do exame feito pelo Instituto Médico Legal (IML) da Polícia Técnico-Científica, Tales tinha uma cardiopatia que talvez nem o próprio modelo soubesse que possuía. A cardiopatia é o nome genérico para algum problema cardíaco. Em outras palavras, Tales...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 23.5.2019 | 16h30
 
Reformas

Câmara rejeita texto que limitaria atuação de auditores fiscais

 

Câmara rejeita texto que limitaria atuação de auditores fiscais

Após um acordo entre os partidos, a Câmara dos Deputados derrubou nesta quinta-feira (23) uma emenda que limitava os poderes dos auditores fiscais da Receita Federal à investigação de crimes tributários ou relacionados ao controle aduaneiro.  

A votação foi simbólica, sem a contagem de votos no painel eletrônico. Com isso, os deputados concluíram a votação da medida provisória 870, da reforma administrativa, que estruturou o governo do presidente Jair Bolsonaro. O texto segue agora ao Senado.
 
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou que a votação da medida provisória será na próxima terça-feira (28). "A pauta para apreciarmos a medida provisória 870 fica transferida para a próxima sessão deliberativa ordinária regimental, na próxima terça-feira", disse sobre a pauta do plenário do Senado.
 
O texto rejeitado pelos parlamentares também estabelecia que os indícios de crimes que não fossem tributários só poderiam ser compartilhados pelos auditores com as devidas autoridades com...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 23.5.2019 | 16h15
 
Hits

Banda La Fúria tem vídeo com versão de música de Lady Gaga suspenso por direitos autorais

 

Banda La Fúria tem vídeo com versão de música de Lady Gaga suspenso por direitos autorais

A banda de pagode baiana La Fúria teve o vídeo da versão que o grupo fez da música "Shallow", em ritmo de pagode, retirado do YouTube por conta de direitos autorais. A plataforma informa que o conteúdo, que estava disponibilizado na página oficial da banda, "não está mais indisponível devido à reivindicação de direitos autorais da Universal Music Publishing MGB Brasil Ltda". 

A banda, que tem como vocalista Bruno Magnata, divulgou a versão da música "Shallow", da cantora norte-americana Lady Gaga, na noite de terça-feira (21). Um vídeo com um trecho da canção foi divulgado pelo grupo no Instagram e outro postado no YouTube — o post do Instagram permanece no ar. A assessoria de comunicação da banda disse que vai divulgar um comunicado oficial sobre a suspensão do vídeo do YouTube.
 
"Diga o que te fez você sentir saudade de empinar o rabetão. Mais uma vez você tá solteira e voltou pro paredão. Desafio do shallow now, você vai sentar no grau. Senta no shallow now", diz trecho da letra da música. Em 19 minutos, a publicação de lançamento teve mais de 2,7 mi...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 23.5.2019 | 12h33
 
São João

Estakazero, Flávio José, Parangolé e Adelmário são confirmados no São João de Castro Alves

 

Estakazero, Flávio José, Parangolé e Adelmário são confirmados no São João de Castro Alves

As bandas Parangolé, Estakazero, Falamansa, Cacau com Leite, Lambasaia e os cantores Flávio José e Adelmário Coelho foram confirmados entre as atrações do Arraiá do poeta, festa de São João da cidade de Castro Alves, no recôncavo da Bahia. De acordo com a prefeitura da cidade, a festa começa em 22 de junho, com apresentação da banda Estakazero e da cantora Jeanne Lima. No dia seguinte, o arrastapé fica por conta do Falamansa, banda Oliveira e Cacau com Leite. Na noite de São João, 24 de junho, a festa segue com Flávio José, além da banda Catuaba com Amendoim e Rode Torres. No último dia do Arraiá, a animação fica por conta de Adelmário Coelho, Lambasaia e Parangolé. O evento será realizado na Praça da Liberdade, e contará ainda com bandas e atrações da região, como Trem de Xote, Caliane Canto, Amor em Pedaços, Lucas Matos e Michel Moraes. Além das atrações musicais, o público terá à disposição casa de taipa, barracas de comidas típicas e feirinha de economia solidária, com venda de produtos. As tardes vão contar com bloco junino para crianças, o Arrastapezinho, e o desfile de homens travestidos de mulheres, no Bloco das Virgens.

 
Separador

Enviado: 23.5.2019 | 12h00
 
Saúde

Bahia tem redução de 89% nos casos de H1N1 em 2019

 

Bahia tem redução de 89% nos casos de H1N1 em 2019

O número de casos de H1N1 na Bahia teve redução de 89,3% em 2019, segundo o Boletim Epidemiológico da Influenza do estado, divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Foram 24 casos registrados este ano, enquanto o mesmo período de 2018 teve 225 ocorrências. Também houve queda no número de mortes: este ano, a Bahia registrou quatro, todas em Salvador. Já no ano passado, foram 27, uma redução de 85,2%. Os números dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), ligados aos demais tipos de Influenza, também indicam queda de 63,25%, com 467 notificações, ante 1.271 no mesmo período de 2018. Dos casos anotados, 48 foram confirmados para Influenza, 55 por outros vírus respiratórios e 128 com amostras negativas. Há ainda outros 236 casos em processo de investigação. Além dos 24 casos de H1N1, o levantamento considera 18 or H3N2, um por Influenza A não subtipado e outros cinco por Influenza B. A vacina contra a gripe imuniza a população contra todos os tipos de vírus. A campanha nacional de imunização segue até o dia 31 de maio.

 
Separador

Enviado: 23.5.2019 | 11h30
 
Política

Rui rebate deputado do PSL que chamou Bahia de lixo governado pelo PT

 

Rui rebate deputado do PSL que chamou Bahia de lixo governado pelo PT

O governador Rui Costa (PT) rebateu, na manhã de hoje (23), a declaração do líder do PSL na Câmara dos Deputados, Delegado Waldir (GO). Em resposta à afirmação feita pelo parlamentar de que "a Bahia é um lixo governado pelo PT", o chefe do Executivo estadual pediu "mais respeito" e disse que o deputado precisa "cuidar de ajudar a melhorar a vida do povo". "Eu recebi aqui semana retrasada o ministro de relações exteriores da Alemanha, tenho recebido de vários países, e todo mundo que vem à Bahia diz governador, parabéns. Eu fui em outros estados e o ambiente é de baixo-astral, a sensação é que as coisas não mudaram no Brasil, e quando a gente vem à Bahia, a sensação é outra, de que as coisas estão acontecendo, os investimentos estão acontecendo, um alto-astral. Então, deputado, cuida da vida, vai cuidar de ajudar a melhorar a vida do povo e deixa os baianos trabalharem, tenha mais respeito com a Bahia e com os baianos, por favor", alfinetou o governador, em entrevista à Rádio Sociedade.

 
Separador

Enviado: 23.5.2019 | 11h04
 
Brasil

Desfile com menores para adoção provoca polêmica

 

Desfile com menores para adoção provoca polêmica

Um desfile realizado em um shopping de Cuiabá (MT) provocou polêmica na web por envolver crianças e adolescentes aptos para adoção. O evento “Adoção na Passarela” foi realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT) na terça-feira (21), no Pantanal Shopping. De acordo com a entidade, o propósito seria "dar visibilidade a crianças e adolescentes" de 4 a 17 anos. Em nota publicada no site da OAB-MT, a advogada Tatiane de Barros Ramalho havia informado que dois adolescentes haviam sido adotados na última edição do evento. “Trata-se de uma noite para os pretendentes a adotar poderem conhecer as crianças e os adolescentes. A população em geral poderá ter mais informações sobre adoção e os menores em si terão um dia diferenciado, em que irão se produzir, fazer cabelo, maquiagem e usar roupa para o desfile”, havia afirmado a representante da OAB-MT, no comunicado. O evento gerou críticas de vários internautas, inclusive de políticos como a ex-candidata à vice-presidência Manuela DÁvila. "Crianças numa passarela, cheias de sonhos e desejos, buscando a aprovação a partir de um desfile, como se para amar um filho tivéssemos que admira-lós fisicamente", publico...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 23.5.2019 | 10h31
 
Política

Lula parabeniza Chico por Prêmio Camões: Globo teve que colocar você no ar

 

Lula parabeniza Chico por Prêmio Camões: Globo teve que colocar você no ar

Preso na sede da Polícia Federal , em Curitiba, o ex-presidente Lula enviou uma carta para parabenizar Chico Buarque pelo Prêmio Camões. “Fiquei feliz pelo prêmio, mas muito mais feliz porque a [TV] Globo teve que colocar você no ar em horário nobre, pela primeira vez vi sua cara na Globo”, disse o petista, na carta, que foi reproduzida pela coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo.

 
Separador

Enviado: 23.5.2019 | 10h02
 
Política

Rui Costa e ministro da Educação trocam provocações nas redes

 

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o ministro da Educação, Abraham Weintraub, trocaram provocações nas redes sociais. Tudo começou após o petista baiano dizer, em um almoço com jornalistas, que a discussão sobre cobrar mensalidades, para estudantes ricos, não pode ser “tabu”. Em uma postagem no Twitter, o integrante da equipe do presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou, de maneira errônea, que o chefe do Palácio de Ondina “que é de um partido de oposição, propôs a cobrança das mensalidades dos estudantes da universidade estadual da Bahia”. Horas depois, o governador respondeu com ironia. “Ministro, se o senhor ainda estiver no cargo até a semana que vem, eu lhe convido para vir à Bahia. Eu já dei banca de matemática. Então, posso lhe ensinar, por exemplo, a fazer cálculo de proporção, a fazer conta, para o senhor não passar vergonha nacionalmente”, disse Rui, ao se referir a um vídeo em que Abraham Weintraub explica o congelamento de 30% no orçamento das universidades e institutos federais. O petista baiano também sugeriu ensinar gestão para Weintraub. “E, se quiser também aprender gestão, aprender a não cortar recursos e sim a aplicar recursos na Educação, criar apo...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 23.5.2019 | 9h30
 
Educação

Edital do Prouni 2019 é publicado e cronograma do segundo semestre está disponível

 

Edital do Prouni 2019 é publicado e cronograma do segundo semestre está disponível

Estudantes que desejam cursar a graduação com bolsas de estudo ofertadas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni 2019) podem se preparar para o processo seletivo do segundo semestre de 2019. As inscrições acontecem entre 11 e 14 de junho de 2019, até as 23h59 (horário de Brasília) do último dia, exclusivamente na página disponível na internet. O edital do Prouni 2019 foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (22), mas a quantidade de vagas ainda não foi divulgada. Podem fazer a inscrição do Prouni 2019 os estudantes que não sejam portadores de diploma de Ensino Superior e tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018. É necessário ter nota mínima de 450 pontos no exame, calculada a partir da média aritmética das avaliações, e pontuação acima de zero na redação. De acordo com as regras do certame, os resultados da pré-seleção serão divulgados em 18 de junho (primeira chamada) e 02 de julho. Será necessário comparecer à respectiva Instituição de Ensino Superior (IES) para comprovar as informações prestadas no ato da inscrição e, eventualmente, participar de processo seletivo próprio da instituiçã...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 23.5.2019 | 9h01
 
Bahia

IF Baiano oferece 1.320 vagas para curso técnico a distância em vendas

 

IF Baiano oferece 1.320 vagas para curso técnico a distância em vendas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) abre nesta sexta-feira, 24, as inscrições para 1.320 vagas do curso técnico em vendas, na modalidade de Educação a Distância (EAD). As inscrições serão gratuitas e devem ser feitas pela internet até o dia 6 de junho. As vagas serão distribuídas em 33 campi e polos de apoio presencial, localizados em diferentes cidades da Bahia. Para concorrer a uma das oportunidades, é necessário ter concluído o ensino médio. A seleção vai oferecer três sistemas de vagas: ampla concorrência (25%), reserva de vagas para estudantes oriundos de escolas públicas (70%) e reserva de vagas para pessoas com deficiência (5%). Os candidatos devem ficar atentos ao local de escolha da vaga, pois, apesar do curso ser distância, haverá encontros presenciais nos polos ou campi indicados. A duração é de 2 semestres. A seleção e a classificação dos candidatos será dada de acordo com a ordem de inscrição, conforme informado no edital.

 
Separador

Enviado: 23.5.2019 | 8h33
 
Brasil

Prêmio principal da Mega-Sena sai para aposta feita em Aramina (SP)

 

O prêmio principal do concurso 2.153 da Mega-Sena saiu para uma aposta feita na cidade de Aramina, no interior de São Paulo. O ganhador vai receber R$ 11.825.289,36. As seis dezenas foram sorteadas na noite dessa quarta-feira (22), no Espaço Loterias da Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, na capital paulista. São elas: 08 – 13 – 28 – 31 – 32 - 33

 
Separador

Enviado: 23.5.2019 | 8h03
 
Educação

Participantes têm até hoje para pagar taxa de inscrição do Enem

 

Termina hoje (23) o prazo para pagar a taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O valor é R$ 85 e pode ser pago em agências bancárias, casas lotéricas e Correios. A inscrição só é confirmada após o pagamento. As inscrições para o Enem foram encerradas na última sexta-feira (17), com 6.384.957 inscritos. O total de participantes confirmados será divulgado no dia 28 deste mês. Quem teve direito à isenção do pagamento da taxa e concluiu a inscrição no prazo tem participação garantida. As provas serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro. Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem, por exemplo, para se inscrever em programas de acesso à educação superior como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) ou de financiamento estudantil (Fies).

 
Separador

Enviado: 23.5.2019 | 7h31
 
Política

Senado aprova abertura do setor aéreo a estrangeiros e volta da bagagem gratuita

 

Senado aprova abertura do setor aéreo a estrangeiros e volta da bagagem gratuita

O Senado aprovou a medida provisória que abre o setor aéreo para o capital estrangeiro. O texto perderia a validade se não fosse votado nesta quarta-feira, 22. Os senadores mantiverem o conteúdo como saiu da Câmara, retomando a franquia gratuita de bagagem. Como sofreu modificações no Congresso, o texto terá de ser confirmado pelo Planalto. A MP autoriza o investimento de até 100% de capital estrangeiro nas companhias aéreas instaladas no País. Atualmente, o limite é de 20%. Senadores criticaram a Câmara por terem derrubado dois pontos: a exigência de uma cota mínima de 5% de voos regionais para empresas estrangeiras que operam no Brasil e de que dois terços da tripulação seja formada por aeronautas brasileiros. Com o prazo apertado, líderes do Senado fecharam um acordo para aprovar o texto como veio da Câmara e evitar deixar que a MP caducasse. O governo se comprometeu em estabelecer a cota regional através de um decreto presidencial. Já a tripulação nacional deve ser tema de um projeto de lei que discute a Lei Geral do Turismo e que está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2020
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set |
2019
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |