Logo
 
Bahia, quinta-feira, 1 de outubro de 2020
TWITTER CARLOS GEILSON
OUÇA JORNAL TRANSAMÉRICA
BAN UNITÉCNICA
Central de Polícia
 

Enviado: 27.5.2019 | 18h13
 
Santo Antônio de Jesus

Prefeito lamenta morte do cantor Gabriel Diniz que seria uma das atrações do São João na cidade

 

O prefeito de Santo Antônio de Jesus, Rogério Andrade, usou as redes sociais para lamentar a morte do cantor Gabriel Diniz, o cantor seria uma das atrações do São João do município. Até o momento ainda não se tem informação sobre qual atração substituirá Gabriel Diniz na grade dos festejos.  “Lamento profundamente a morte precoce do cantor Gabriel Diniz, nessa manhã, em acidente de avião. O cantor encerraria com chave de ouro o último dia do Melhor São João da Bahia. Força para familiares e amigos. O Brasil tá de luto. #Luto”, escreveu o gestor.

 
Separador

Enviado: 27.5.2019 | 17h12
 
Saúde

Brasileira será coordenadora do Comitê Mundial da Sociedade Americana de Oncologia

 

Brasileira será coordenadora do Comitê Mundial da Sociedade Americana de Oncologia

 O Comitê Mundial da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) será presidido por um representante do Brasil. A eleita para essa importante missão é a médica baiana Clarissa Mathias. A posse ocorrerá durante o Congresso da ASCO, que é considerado o maior e mais importante do mundo sobre a especialidade e ocorrerá em Chicago, nos EUA, de 31 de maio a 4 de junho, e tem como mote central da programação deste ano a Medicina Humanizada. Com residência em Oncologia nos Estados Unidos, na Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, EUA, a profissional é referência nesta área.

“Sempre foquei muito nesta questão da Humanização, que é o que a ASCO traz como tema, porque acho que, só através dela é que a gente consegue acolher o paciente de forma integral e, juntamente com a equipe multidisciplinar, cuidar dele num momento tão delicado da vida”, explica a oncologista do NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia) – Grupo Oncoclínicas.
 
O objetivo do Congresso é discutir modalidades de tratamento de última geração, novas terapias e controvérsias em curso no campo oncológico. Durante a sua ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 27.5.2019 | 15h50
 
Entretenimento

Estreia de Aladdin lidera bilheterias americanas

 

Estreia de Aladdin lidera bilheterias americanas

Dirigido por Guy Ritchie, Aladdin, versão em live-action da clássica animação de 1992 da Disney, estreou em primeiro lugar nas bilheterias dos Estados Unidos. Durante o feriado do Memorial Day, que foi celebrado nesse fim de semana no país, o filme, que conta com Mena Massoud, Naomi Scott e Will Smith em seu elenco, arrecadou US$ 105 milhões, superando em mais de US$ 20 milhões a expectativa inicial para seus primeiros dias. O segundo lugar ficou com John Wick 3: Parabellum, sequência da franquia estrelada por Keanu Reeves. Em terceiro, ficou Vingadores: Ultimato, que ainda tenta alcançar a arrecadação de Avatar (2009), para se tornar a maior bilheteria mundial em todos os tempos. (Estadão)

 
Separador

Enviado: 27.5.2019 | 15h13
 
Brasil

Ministério da Saúde abre inscrições para o Mais Médicos

 

Ministério da Saúde abre inscrições para o Mais Médicos

 Nesta segunda-feira (27) foi aberta novas inscrições para o Programa Mais Médicos e segue até a quarta-feira (29). São oferecidas 2.212 vagas para o atendimento na atenção primária à saúde em cerca de 1.185 municípios e 13 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). As inscrições são feitas exclusivamente pela internet.

A prioridade no preenchimento das vagas será para médicos formados e habilitados com registro em qualquer Conselho Regional de Medicina do Brasil. Os candidatos inscritos devem acessar o sistema do Mais Médicos na internet entre os dias 6 e 7 de junho para indicar o local onde querem trabalhar dentre as vagas disponíveis.

A expectativa do Ministério da Saúde é que os médicos comecem atender em junho. De acordo com a pasta, essa nova etapa do programa deve reforçar a assistência na atenção primária a mais de 6 milhões de pessoas que vivem nas áreas mais vulneráveis do país.

No caso de vagas remanescentes dessa 1ª etapa, será feito um chamamento público aos brasileiros formados em outros países e que já tenham habilitação para o exer...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 27.5.2019 | 14h35
 
Gabriel Diniz

Avião que caiu com o cantor não tinha autorização para táxi aéreo

 

Avião que caiu com o cantor não tinha autorização para táxi aéreo

A aeronave Piper Cherokee PT-KLO, que caiu nesta segunda-feira (27) em Sergipe com o cantor Gabriel Diniz, só poderia fazer fazer voos de treinamento. Isso significa que o avião não poderia fazer, por exemplo, voos privados ou táxi aéreo. A atividade de transporte em avião não autorizado a fazê-lo é conhecida como "táxi aéreo clandestino".

Gabriel Diniz e mais duas pessoas morreram na queda. Diniz é intérprete da música "Jenifer", grande hit do último verão. A aeronave havia deixado Salvador e sobrevoava um povoado em Estância, no estado de Sergipe, quando se acidentou. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião estava em situação regular.
 
Fabricado em 1974 e com capacidade para quatro pessoas, o Piper PA 28-180 está cadastrado como "Privada - Instrução" na Anac, categoria na qual estão aviões usados para "instrução, adestramento de voo por aeroclubes, clubes ou escolas de aviação civil", segundo o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil.
 
 
Separador

Enviado: 27.5.2019 | 13h37
 
Luto

Gabriel Diniz morre ao sofrer acidente de avião em Sergipe

 

Gabriel Diniz morre ao sofrer acidente de avião em Sergipe

O cantor Gabriel Diniz morreu ao sofrer um acidente de avião. No início da tarde desta segunda-feira (27), o passaporte do artista foi achado perto do local do acidente, em Sergipe. Diniz fretou a aeronave após fazer um show em Feira de Santana, neste fim de semana. De acordo com o Jornal Hoje, o acidente aconteceu a 10km de Aracaju. O voo tinha decolado de Salvador e caiu em uma areia de difícil acesso. O comandante Virgílio, um dos responsáveis pelo resgate, disse à Record que as equipes encontraram três corpos no local da queda. Nas redes sociais, o cantor tinha postado sua felicidade por ter se apresentado no interior da Bahia. Ele também reclamou de sentir dor de barriga e até chegou a postar vídeo enquanto recebia soro fisiológico na veia. (Ibahia)

 
Separador

Enviado: 27.5.2019 | 12h33
 
Saúde

Procura pela vacina contra a gripe é baixa nas unidades de saúde

 

Procura pela vacina contra a gripe é baixa nas unidades de saúde

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza chega ao fim dia 31 de maio e, até o momento, foram aplicadas um número abaixo do esperado, em Feira de Santana. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Francisca Lúcia Oliveira, o quantitativo de doses aplicadas é considerado baixo já que a campanha está chegando ao fim. “Infelizmente estamos com baixa procura pela dose da vacina nas unidades de saúde”, afirma. Ainda de acordo com ela, para ficar protegido o cidadão deve receber a dose uma vez ao ano e muitas pessoas acreditam que por ter recebido a dose no ano anterior não precisam se vacinar mais. A meta este ano é vacinar 90% da população que se enquadra nos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, representando 227 mil pessoas. Tem direito a vacina crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, pessoas com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores da saúde, professores de escola pública e privada, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que cumprem medidas socioeducativas, populaçã...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 27.5.2019 | 12h00
 
Feira de Santana

VII Feira em Flores de Holambra acontece de 29 maio a 9 de junho

 

VII Feira em Flores de Holambra acontece de 29 maio a 9 de junho

A VII Feira em Flores de Holambra que acontece de 29 a 9 de junho, no estacionamento da Prefeitura, se destaca pela variedade de espécies e pelos preços competitivos. Serão mais de 200 espécies, entre elas, orquídeas, minirosas, bromélias e bonsais. Os estoques serão reforçados a cada três dias. A Feira também acontece em Salvador, Vitória da Conquista, Ilhéus, Santo Antônio de Jesus, Campina Grande - PB e Caruaru - PE. O coordenador da Feira, Patrício Nunes, disse que as flores trazidas da cidade paulista de Holambra, referência nesta produção, sempre teve ampla aceitação dos feirenses. “O nosso objetivo é trazer para Feira de Santana uma grande e bela variedade. Promover um evento de grande porte, além de arrecadar fundos para as ações beneficentes do CEBUDV”, disse o coordenador.

 
Separador

Enviado: 27.5.2019 | 11h36
 
Religião

Papa Francisco recebe líder indígena brasileiro Raoni no Vaticano

 

Papa Francisco recebe líder indígena brasileiro Raoni no Vaticano

O Papa Francisco recebeu no Vaticano, nesta segunda-feira (27), o líder indígena Raoni Metuktire, que atua no combate à devastação da Amazônia. A audiência faz parte da preparação para a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Panamazônica, que vai ser realizada de 6 a 27 outubro, segundo o porta-voz do papa, Alessandro Gisotti. O tema do encontro será: “Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para Ecologia”. O líder indígena tem sofrido a devastação de seu vasto território, ameaçado pelo desmatamento, pelo agronegócio e pela indústria madeireira. O líder Kayapó, que viaja acompanhado de outros três líderes indígenas do Xingu, começou em 12 de maio uma excursão de três semanas pela Europa, onde marchou com jovens em favor do clima e foi recebido por chefes de Estado, como o presidente Emmanuel Macron (França). O líder indígena também aproveitou sua passagem pelo tradicional festival de cinema de Cannes, no sul da França, para pedir apoio para o seu projeto.

 
Separador

Enviado: 27.5.2019 | 11h00
 
Saúde

OMS define síndrome de burnout como estresse crônico e a inclui na lista oficial de doenças

 

OMS define síndrome de burnout como estresse crônico e a inclui na lista oficial de doenças

O esgotamento profissional, conhecido como "síndrome de burnout", foi incluído na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS). A lista, elaborada pela OMS, é baseada nas conclusões de especialistas de todo o mundo. A classificação é utilizada para estabelecer tendências e estatísticas de saúde. A inclusão foi aprovada pelos Estados membros da OMS, reunidos desde 20 de maio em Genebra para a assembleia mundial da organização. "É a primeira vez que o esgotamento profissional entra na classificação", anunciou o porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic. A Classificação de Doenças da OMS estabelece uma linguagem comum que facilita o intercâmbio de informações entre os profissionais da área da saúde ao redor do planeta. O "burnout", que foi incluído no capítulo de "problemas associados" ao emprego ou ao desemprego, recebeu o código QD85.

 
 
Separador

Enviado: 27.5.2019 | 10h30
 
Brasil

Procurador do Estado pede sinceras desculpas à sociedade por agressão a adolescente

 

Procurador do Estado pede sinceras desculpas à sociedade por agressão a adolescente

O procurador do Estado José Augusto Martins Junior, flagrado por câmeras de segurança agredindo um adolescente, em Salvador, emitiu uma nota pública em que pede “sinceras desculpas” à sociedade e a todos envolvidas pela “forma inapropriada” que reagiu ao tomar conhecimento de que seu filho estava sendo agredido, mais uma vez, por um adolescente. O caso ocorreu na última sexta-feira (12), em um condomínio de luxo, na Avenida Garibaldi, em Salvador, e foi registrado na Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), responsável pela investigação. Imagens da câmera de segurança do prédio mostram quando o procurador José Augusto Martins Júnior se aproxima dos jovens, que estão sentados em um sofá. Ele começa a gritar e agredir com tapas um dos adolescentes. O procurador, no comunicado, informa que seu filho, de 11 anos, é uma criança especial e estava aos prantos pouco antes do registro, por ter sido agredido moralmente. “O registro foi feito após eu ter sido chamado pela auxiliar que cuida do meu filho para intervir em mais uma agressão injustificada contra ele, que possui déficit cognitivo. Para detalhar o ocorrido é necessário expor que o meu filho é uma criança especial e há cerca de ...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 27.5.2019 | 10h08
 
Esporte

Wesley se apresenta ao Vitória para iniciar os exames médicos

 

Wesley se apresenta ao Vitória para iniciar os exames médicos

Acertado com o Vitória, o atacante Wesley compareceu na Toca do Leão, nesta segunda-feira (27) para iniciar os tradicionais exames médicos e assinar contrato. Wesley tem 20 anos e é natural de Salvador. O atleta pertence ao Palmeiras e foi cedido por empréstimo ao Vitória até o término da temporada. O atacante é um dos três jogadores que o Vitória tem direito por ter cedido Luan ao Palmeiras até junho de 2020.

 
Separador

Enviado: 27.5.2019 | 9h32
 
Economia

Compra parcelada pode deixar orçamento fora de controle

 

Compra parcelada pode deixar orçamento fora de controle

Sem que o consumidor se dê conta, compras parceladas podem comprometer mais do que o desejado no orçamento. É o que indica pesquisa do aplicativo Guiabolso feita com 278 mil usuários: 20% deles tinham pelo menos uma parcela de alguma conta para pagar no mês e, destes, um terço tinha mais de 51% da renda comprometida com as parcelas. Além disso, 20% das pessoas que tinham parcelas a pagar no mês da pesquisa, feita em março, ainda teriam parte do orçamento dos próximos meses comprometida com as compras parceladas. Para 17% dos consumidores desse grupo as parcelas só terminariam depois de mais de 50 meses. "A gente percebe que o custo do parcelamento pode ser a organização financeira da pessoa", diz Thiago Alvarez, cofundador do Guiabolso. Ele explica que, mesmo quando não há desconto para o pagamento à vista, parcelar a compra pode não ser uma boa opção. "Ainda que financeiramente haja uma vantagem em postergar um gasto sem juros, planejar os próximos meses fica mais complicado", afirma. Para Angela Nunes, da Associação Brasileira de Planejadores Financeiros (Planejar), o problema está na falsa impressão de que determinadas compras cabem na renda mensal apenas por oferecerem parcelas de menor valor. "Consumo não é uma q...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 27.5.2019 | 9h00
 
Celebridade

Ivete Sangalo é uma das mulheres mais poderosas do Brasil, segundo Forbes

 

Ivete Sangalo é uma das mulheres mais poderosas do Brasil, segundo Forbes

A Forbes divulgou no sábado, 25, em seu site a lista das 20 mulheres mais poderosas do Brasil. O ranking, que foi publicado originalmente na edição de fevereiro da revista, traz personalidades como a cantora Ivete Sangalo, a influenciadora digital Camila Coelho, as atletas Marta e Maya Gabeira. A seleção também traz o nome de Rosa Weber, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e reúne diversas executivas.

 
 
Separador

Enviado: 27.5.2019 | 8h38
 
Brasil

Fake news causa mais engajamento no Facebook que mídia tradicional

 

Fake news causa mais engajamento no Facebook que mídia tradicional

Informações falsas e conteúdos extremos causam um maior número de engajamento no facebook  do que as chamadas notícias de mídias tradicionais. Segundo a Agência Brasil, a conclusão partiu de um estudo do Instituto de Internet da Universidade de Oxford. A análise da investigação foi sobre a circulação de conteúdos em redes sociais, relacionados às eleições do Parlamento Europeu, que inicíou na última quinta-feira (23) até domingo (26). A pesquisa avaliou o que classifica o junk news, conteúdos “ideologicamente extremos, enganosos e informações com fatos incorretos”. A disseminação desse tipo de mensagem vem ocorrendo em larga escala em processos políticos na região e preocupado autoridades dentro da União Europeia.

 
Separador

Enviado: 27.5.2019 | 8h00
 
Economia

Número de lojas fechadas volta a subir após um ano e meio

 

Número de lojas fechadas volta a subir após um ano e meio

O comércio varejista passou a mais fechar do que abrir lojas no primeiro trimestre deste ano, após quase um ano e meio no "azul", de acordo com reportagem do Estadão publicada hoje (27). Foram 39 pontos de venda que encerraram as atividades no país, entre janeiro e março. O número é pequeno, mas já indica mudança de rota e confirma um quadro de estagnação da economia, já apontado por outros indicadores. No último trimestre do ano passado, o saldo entre abertura e fechamento de lojas foi positivo, com 4,8 mil unidades.

 
Separador

Enviado: 27.5.2019 | 7h29
 
Brasil

Começa hoje a 5ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

 

Começa hoje a 5ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

Começa hoje (27) e vai até 31 de maio a 5ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que este ano tem como slogan “Menos Conflitos. Mais Soluções: com a conciliação o saldo é sempre positivo”. Promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com os tribunais regionais do Trabalho de todo o país, a iniciativa tem como objetivo dar mais celeridade à solução de conflitos trabalhistas. Durante a semana, a Justiça do Trabalho ampliará o número de audiências entre empregadores e empregados, na tentativa de obter o maior número possível de acordos. “A solução amigável dos conflitos trabalhistas é a forma mais rápida, vantajosa e moderna para a solução dos litígios”, avaliou, em nota divulgada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), o coordenador da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação da Justiça do Trabalho e vice-presidente do TST, ministro Renato de Lacerda Paiva. Segundo o TST, nas quatro primeiras edições do evento, foram contabilizados mais de 700 mil atendimentos, cerca de 102 mil acordos consolidados e uma movimentação de recursos superior a R$ 2 bilhões. Para participar da 5ª Semana, os interessados...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 27.5.2019 | 7h00
 
Brasil

Manchetes do Dia

 

Manchetes do Dia

A Tarde: Com dois gols de Gilberto e Artur, Bahia vence o Fluminense na Arena Fonte Nova; Correio*: O matador voltou. Tribuna da Bahia: Milhares vão às ruas em apoio às reformas do governo; Estadão: Atos apoiam Bolsonaro e reformas; Maia vira alvo; Folha de S. Paulo: Engajamento de Bolsonaro em manifestações acirra crise com o Congresso; O Globo: Atos a favor de Bolsonaro, reformas e Moro ocorrem em 156 cidades.

 
Separador

Enviado: 26.5.2019 | 13h50
 
Trânsito

Detran suspende novas turmas para a Eptran

 

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) resolveu manter a suspensão de abertura de novas turmas para a Escola Pública de Trânsito (Eptran). Com isso, cursos gratuitos como de formação de motoristas, especializados para condutores de veículos, mudança de categoria, atualização para renovação de carteira de habilitação e de reciclagem para condutores infratores não serão oferecidos.

A decisão, segundo portaria publicada no Diário Oficial do Estado de sexta-feira, segue recomendação do Ministério Público da Bahia, assinada pela procuradora-geral de Justiça, Ediene Lousado, e o promotor Cristiano Chaves. A suspensão foi motivada por um pedido do Sindicato das Autoescolas da Bahia (Sindiauto-BA) ao MP-BA, alegando que o oferecimento de cursos de formação de motoristas pela Eptran é ilegal.

O órgão argumentou na recomendação que, ao oferecer cursos de 1ª CNH, a Escola fere a Resolução 515/2014 do Conselho Nacional de Trânsito e o artigo 74, § 2º do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Por isso, a atividade deveria ser cessada. A portaria também foi baseada em parecer da Procuradoria-Geral do Esta...

Ler notícia na íntegra

 
Separador

Enviado: 26.5.2019 | 12h25
 
Esporte

Bahia enfrente Fluminense neste domingo na Fonte Nova

 

Bahia enfrente Fluminense neste domingo na Fonte Nova

 Com Gilberto e Fernandão em uma seca sem fim – não fazem gol há um mês –, a solução encontrada por Roger Machado para fazer o Bahia balançar as redes tem sido os atacantes de beirada. Mesmo sendo jogadores que não têm qualquer histórico como goleadores, Rogério, Élber, Arthur e Arthur Caíke são os caras que têm decidido os jogos do Tricolor. Para se ter uma ideia, eles são os responsáveis por seis dos últimos sete gols marcados pelo Esquadrão.

E para o jogo de deste domingo, às 19h, contra o Fluminense, pela sexta rodada do Brasileirão, na Arena Fonte Nova, a expectativa na atuação da dupla que será usada na partida é grande. Roger indicou que pode poupar alguns atletas. Deve ser o caso de Arthur, que vem de uma grande sequência como titular. Rogério, que fez um golaço contra o Corinthians e fez a jogada que culminou no gol de Élber, no triunfo por 1 a 1 em cima do São Paulo, deve ficar com a vaga.

 
Separador
Página Inicial
Perfil
Adicionar a Favoritos
Busca
Links
 
Histórico
2020
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set |
2019
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez |